A China revelou um protótipo do trem-bala comercial da próxima geração, um veículo que seu desenvolvedor diz estar a caminho de ser o mais rápido do mundo. O CR450, desenvolvido pelo conglomerado Grupo Estatal Ferroviário da China (CRRC, sigla em inglês), atingiu 450 km/h em testes, consolidando a liderança do país na tecnologia ferroviária ao superar o próprio modelo que já estava à frente do mercado, o CR400, que estreou em 2017 e opera a 350 km/hr.
The CR450 bullet train made its debut in #Beijing today.
— Liu Pengyu 刘鹏宇 (@SpoxCHNinUS) December 29, 2024
Once in commercial operation, it will reach an operational speed of 400 km/h, making it the fastest high-speed train in the world.
Imagine traveling from Washington DC to New York in less than an hour! pic.twitter.com/UdX5cRCdUm
"O trem-bala CR450 fez sua estreia em #Beijing hoje.Quando estiver em operação comercial, atingirá uma velocidade operacional de 400 km/h, tornando-se o trem de alta velocidade mais rápido do mundo. Imagine viajar de Washington DC para Nova York em menos de uma hora!", escreveu o porta-voz da embaixada chinesa nos Estados Unidos, Liu Pengyu, no X.
Os trens de levitação magnética, como o Shangai Maglev, continuem sendo os mais rápidos - com velocidade que atinge até 501 km/h - por não ter o atrito do contato com a ferrovia, por isso são classificados de forma diferente.
O mais recente protótipo do CR450 sobressai ao mercado em relação à sua velocidade operacional, eficiência energética, controle de ruído e desempenho de frenagem, de acordo com seus desenvolvedores.
"[O projeto] também consolidará e expandirá ainda mais a vantagem líder da China em tecnologia ferroviária de alta velocidade globalmente", disse o grupo.
De acordo com o jornal estatal China Daily, ele passou por mais de 3.000 simulações e mais de 2.000 testes de plataforma para atender às rigorosas demandas de operação comercial. Entretanto, mais testes e refinamentos de linha serão necessários para garantir que o protótipo atenda a todos os padrões necessários para operações comerciais, comunicou a estatal China State Railway Group.
O CR450 é a evolução do CR Fuxing, o primeiro trem de alta velocidade totalmente desenvolvido na China sem tecnologia estrangeira.
O desenvolvimento do protótipo foi iniciado em 2018, como parte de um projeto de inovação tecnológica. Em 2021, foram lançadas as primeiras iniciativas do programa.
A primeira linha chinesa de alta velocidade, feita entre Pequim e Tianjin, começou a funcionar em 2008, ano em que os Jogos Olímpicos foram sediados pela China.
Atualmente, a China tem a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, com 47.000 km de linha em serviço, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.
« Voltar