Compartilhe

China revela protótipo do 'trem de alta velocidade mais rápido do mundo'; veja

Por O Globo    Quarta-Feira, 1 de Janeiro de 2025


A China revelou um protótipo do trem-bala comercial da próxima geração, um veículo que seu desenvolvedor diz estar a caminho de ser o mais rápido do mundo. O CR450, desenvolvido pelo conglomerado Grupo Estatal Ferroviário da China (CRRC, sigla em inglês), atingiu 450 km/h em testes, consolidando a liderança do país na tecnologia ferroviária ao superar o próprio modelo que já estava à frente do mercado, o CR400, que estreou em 2017 e opera a 350 km/hr.

 

 

 

 

"O trem-bala CR450 fez sua estreia em #Beijing hoje.Quando estiver em operação comercial, atingirá uma velocidade operacional de 400 km/h, tornando-se o trem de alta velocidade mais rápido do mundo. Imagine viajar de Washington DC para Nova York em menos de uma hora!", escreveu o porta-voz da embaixada chinesa nos Estados Unidos, Liu Pengyu, no X.

Os trens de levitação magnética, como o Shangai Maglev, continuem sendo os mais rápidos - com velocidade que atinge até 501 km/h - por não ter o atrito do contato com a ferrovia, por isso são classificados de forma diferente.

O mais recente protótipo do CR450 sobressai ao mercado em relação à sua velocidade operacional, eficiência energética, controle de ruído e desempenho de frenagem, de acordo com seus desenvolvedores.

"[O projeto] também consolidará e expandirá ainda mais a vantagem líder da China em tecnologia ferroviária de alta velocidade globalmente", disse o grupo.

De acordo com o jornal estatal China Daily, ele passou por mais de 3.000 simulações e mais de 2.000 testes de plataforma para atender às rigorosas demandas de operação comercial. Entretanto, mais testes e refinamentos de linha serão necessários para garantir que o protótipo atenda a todos os padrões necessários para operações comerciais, comunicou a estatal China State Railway Group.

O CR450 é a evolução do CR Fuxing, o primeiro trem de alta velocidade totalmente desenvolvido na China sem tecnologia estrangeira.

O desenvolvimento do protótipo foi iniciado em 2018, como parte de um projeto de inovação tecnológica. Em 2021, foram lançadas as primeiras iniciativas do programa.

A primeira linha chinesa de alta velocidade, feita entre Pequim e Tianjin, começou a funcionar em 2008, ano em que os Jogos Olímpicos foram sediados pela China.

Atualmente, a China tem a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, com 47.000 km de linha em serviço, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.

« Voltar

DESCOBERTA

Qual é a idade da Lua? Novo estudo sugere que fomos 'enganados' esse tempo todo

BELEZA RARA

Chuva de trovões: fotógrafo capta sequência de raios em Águas Claras

Veja também...

MISTÉRIO

Em Patos, Anthonio Cirilo é encontrado morto em caixa d’água que realizava manutenção

EM BRASÍLIA

Romero prevê que Hugo Motta fará um mandato melhor do que fez Arthur Lira

NO MERCADO

Milan também demonstra interesse em Wesley e procura Flamengo