Compartilhe

Como observar o 'Cometa do Século' a olho nu nos próximos dias

Por Katharina Moura    Terça-Feira, 10 de Setembro de 2024


O cometa C/2023 A3, mais conhecido como "Cometa do Século" por entusiastas da astronomia, poderá ser observado a olho nu nos próximos dias, à medida que o astro se aproxima do planeta Terra. Neste momento, o "Cometa do Século" ainda está muito próximo do Sol, dificultando sua visão a olho nu.

Contudo, a partir do dia 15 de setembro ele deverá ficar melhor visível no Hemisfério Sul, onde está boa parte do Brasil.

É previsto que seu aparecimento traga um brilho tão intenso como o do cometa Hale-Bopp, que passou pela Terra em 1997 e foi um dos mais brilhantes da segunda metade do século XX. Por isso, o apelido de "Cometa do Século".

C/2023 A3, o 'Cometa do Século'

O descobrimento do "Cometa do Século" ocorreu em janeiro de 2023 de forma independente, por dois observatórios, o Observatório de Tsuchi Shan (ou Purple Mountain), na China, e o projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), no Havaí.

O C/2023 A3 já está se tornando mais brilhante para a observação, com uma magnitude atual perto de 6 (quanto menor esse número, mais brilhante é o objeto).

No entanto, só perto de outubro o cometa alcançará seu brilho máximo, potencialmente chegando a uma magnitude de 3,0 ou 2,0, de acordo com plataformas especializadas de medição (a magnitude do Hale-Bopp também foi perto de 3).

Isso significa que ele será visível a olho nu ou com binóculos, embora a proximidade do cometa com o Sol no céu possa dificultar observações, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa, como na cidade de São Paulo.

 


				
					Como observar o 'Cometa do Século'

(Foto: Miguel Claro/Observatório Nacional).

Como localizar o 'Cometa do Século'

Para localizar o "Cometa do Século" no céu, aplicativos de observação de estrelas para celular como o Star Walk 2 ou o Sky Tonight podem ser úteis, já que permitem a identificação de diversos objetos astronômicos, além de cometas.

Basta procurar pelo C/2023 A3 na ferramenta de busca desses apps e apontar o celular para o céu na direção leste perto do melhor horário de observação, na madrugada, pouco antes do nascer do Sol.

« Voltar

INUSITADO

Eclipse solar de 2025 poderá ser visto em diversas partes do mundo neste sábado

INUSITADO

Produtor rural do Sertão da Paraíba encontra pé de milho com sete espigas

Veja também...

NA CONTA

Governo Lula antecipa 13º dos aposentados para abril e maio

NO SERTÃO

Prefeitura de Patos prorroga prazo para pagamento do preço público de praças e mercados

NA PARAÍBA

Profissionais da educação do Estado paralisam atividades nesta sexta-feira