Compartilhe

Saiba onde assistir 'Conclave', filme sobre ritual para escolha do papa

Por BAND/UOL    Terça-Feira, 22 de Abril de 2025


Com a morte do papa Francisco, a Igreja Católica está de luto e em breve precisará eleger um novo líder. Esse processo, extremamente rigoroso e cercado de sigilo, é conhecido como conclave, e pode demorar dias – o mais longo da história durou dois anos e nove meses. Ao longo das décadas, o processo já passou por alterações e melhoras.

Uma oportunidade do público conhecer mais detalhes do ritual é com o filme “Conclave”, que concorreu a 8 estatuetas do Oscar neste ano, sendo premiado como o Melhor Roteiro Adaptado, além de ter vencido outros prêmios.

Embora com algumas licenças artísticas adotadas pelo roteiro, o thriller político passado no Vaticano tem várias similaridades com o processo de votação real, segundo especialistas.

Onde assistir ao filme “Conclave”?

Na história, a reunião é presidida pelo Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes), que precisa conduzir a votação que opõe forças progressistas, representadas por Bellini (Stanley Tucci), e conservadoras, com Tedesco (Sergio Castellitto). Também na disputa está Tremblay (John Lithgow). Segredos e embates trazem várias reviravoltas antes da escolha final e é possível assistir à obra no streaming da Amazon Prime Video.

Afinal, o que é um conclave?

O conclave nada mais é do que uma reunião do Colégio de Cardeais, os mais altos dignitários da igreja, cujo objetivo é eleger o novo papa em uma votação secreta. Ele acontece na Capela Sistina, no Vaticano. A palavra que dá nome ao evento vem do latim, “cum clavis”, que significa “fechado à chave”.

O motivo? Os cardeais ficam isolados do resto do mundo e não deixam o local no qual são hospedados até que a votação seja concluída. Essa atitude é tomada para impedir que pressões externas interfiram no processo.

A cerimônia é precedida por uma missa solene da qual participam todos os cardeais.

Quem são os eleitores do conclave?

Fazem parte do conclave os cardeais com menos de 80 anos. Atualmente, existem mais de 240 cardeais ao redor do mundo, mas só aqueles abaixo dos 80 podem votar e se candidatarem ao posto.

Quais são as regras do conclave?

Um dos motivos que fazem o conclave um processo longo é que é necessário que dois terços dos cardeais votem no mesmo candidato para que ele seja eleito. Ou seja, uma maioria simples não basta.

Ao todo, 120 cardeais votam, sendo que a idade máxima permitida para votar é de 80 anos. Todos os membros do conclave podem ser votados, mas não é permitido votar em si mesmo. É possível também votar em cardeais que não estejam participando do processo.

São feitas quatro votações ao longo do dia: duas de manhã e duas à noite. Os cardeais escrevem o nome selecionado em uma cédula. No final, as cédulas são queimadas e é usado um produto químico que muda a cor da fumaça de uma chaminé.

Se a fumaça sair preta, significa que um papa não foi eleito e que a seleção segue. Se for branca, o líder da igreja católica está oficialmente escolhido.

Quando o papa é eleito, o anúncio oficial é feito em uma sacada da Basílica de São Pedro, onde é proferida a frase: “Habemus papam” (temos papa). A ocasião costuma ser acompanhada por centenas de fiéis que lotam o Vaticano.

« Voltar

LAZER

Gabi Martins elege biquíni vermelho para passeio de barco

NA TELONA

'Inexplicável': o que é real e o que é ficção no filme que está fazendo sucesso na Netflix

Veja também...

FUTURO

Hugo Motta afirma que debate sobre anistia aos acusados do 8 de janeiro não é prioritário

COPA DO BRASIL

Mando de campo do Belo ainda não foi fechado e Flamengo fez exigências

NO VATICANO

Lula convida Hugo Motta e Alcolumbre para funeral do papa Francisco