Compartilhe

Oficina Arte Teen promove grafitagem e inclusão para crianças e jovens em Patos

Por Secom-Patos    Segunda-Feira, 24 de Março de 2025


No último sábado (22), o Ginásio O Rivaldão, em Patos, foi palco da oficina de grafitagem "Arte Teen", iniciativa promovida pela Prefeitura de Patos em parceria com a Secretaria Executiva de Juventude (SEJUV), Secretaria Executiva de Esporte, Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE) e Secretaria de Desenvolvimento Social. O evento reuniu crianças e jovens de até 29 anos, proporcionando uma experiência única de aprendizado com o renomado artista plástico e ilustrador Roberto Nass.

A atividade destacou a inclusão e a valorização da arte urbana, sendo acessível também para adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Associação de Pais e Amigos de Autistas de Patos e Região (ASPAA) esteve presente, viabilizando a participação dessas crianças e garantindo um ambiente acolhedor e diversificado.

Ulisses Neto, secretário executivo de Juventude, ressaltou o impacto da ação: “Essa foi a primeira edição do Arte Teen, um projeto que visa a socialização e também a inclusão através da arte urbana. Hoje tivemos a presença do Roberto Nass, um dos maiores artistas plásticos da Paraíba, conduzindo essa oficina de grafitagem que envolveu diversos jovens, inclusive com autismo. Esse é apenas o início de muitas outras atividades voltadas para a arte urbana.”

O ministrante da oficina, Roberto Nass, reforçou a importância da arte como ferramenta de inclusão. “Nós trabalhamos aqui a inclusão, usamos a arte para proporcionar um espaço de aprendizado e expressão. Além disso, o painel produzido pelos adolescentes será exibido no dia 12 de abril, durante o Festival Multicultural de Patos, na Praça Edvaldo Mota, dentro da tenda da ASPAA”, destacou o artista.

Entre os participantes, a jovem Kátia Cristina celebrou a oportunidade de contato com o grafite. “Foi uma experiência muito massa! Conheci mais sobre o grafite, que é uma arte de rua incrível. Esse tipo de ação é muito importante para a juventude, pois nos permite aprender e até pensar em praticar essa arte no futuro”, disse.

O vereador Rafael Policial, que acompanhou seu filho autista durante a oficina, destacou o papel do poder público em iniciativas como essa. “A cidade de Patos merece ações como essa, que promovam a inclusão. Como vereador, me comprometo a dialogar com a ASPAA para ampliar esse tipo de evento e buscar formas de inserir a arte e a inclusão no calendário educacional municipal”, afirmou.

A oficina de grafitagem "Arte Teen" reforça o compromisso da Prefeitura de Patos em fomentar a cultura urbana, promover a inclusão social e oferecer espaços de aprendizado e expressão para a juventude. Com grande adesão e impacto positivo, a iniciativa abre caminho para novas edições e atividades voltadas à valorização da arte e da diversidade.

« Voltar

SAÚDE

Secretaria de Saúde de Mãe d’Água alcança meta do Previne Brasil

HOMENAGEM

São José do Bonfim celebra 61 anos de emancipação política com programação diversificada

Veja também...

ACERTADO

Samuel Pinto cobra acordo do PSB e quer assumir cadeira de Brenna na Câmara de Patos

VERGONHOSO

Sousa vai receber nova taça após vexame durante comemoração do título

UNIÃO

Parceria entre Unifip e Esporte de Patos vai impulsionar novos projetos