Compartilhe

Paraíba tem 64,7% dos moradores em vias arborizadas e supera média do Nordeste

Por Wscom    Sexta-Feira, 18 de Abril de 2025


Na Paraíba, 64,7% da população vive em vias arborizadas, de acordo com o Censo Demográfico 2022 divulgado pelo IBGE. O percentual representa cerca de 2 milhões de pessoas que moram em domicílios com a presença de pelo menos uma árvore no entorno. O índice estadual supera a média do Nordeste (55,2%), mas fica abaixo da média nacional, que é de 66%.

Por outro lado, 35,2% da população do estado — o equivalente a 1,1 milhão de moradores — reside em ruas sem qualquer arborização, segundo os dados do levantamento.

Em relação à densidade de árvores nas vias, o Censo aponta que 721 mil pessoas (23%) vivem em ruas com até 2 árvores; 418 mil (13,3%) em ruas com 3 a 4 árvores; e 889 mil (28,4%) em ruas com 5 ou mais árvores. Esse último dado fica abaixo do verificado nacionalmente (32,1%), mas está acima da média nordestina (23,5%).

No ranking nacional, Maringá (PR) lidera com 98,6% de cobertura arbórea nas vias. Já entre as capitais, Campo Grande (MS) aparece como destaque, com 91,4%. Em contrapartida, São José (SC) tem o menor percentual de arborização entre municípios com mais de 100 mil habitantes (15,1%).

Na Paraíba, os menores índices de arborização foram identificados nos municípios de Matinhas (23,8%), Alagoa Nova e Lucena (30,0%), Araçagi (30,3%) e São Miguel de Taipu (31,6%). Entre as maiores cidades, João Pessoa aparece com 53,2%, enquanto Campina Grande registra 74,2%. Patos tem um dos melhores índices, com 88,1%, e Bayeux um dos piores, com 38,8%.

Segundo o IBGE, a arborização urbana contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, ajudando na regulação térmica, na retenção de águas pluviais e na purificação do ar. A presença de árvores também influencia na percepção estética e ambiental das áreas urbanas.

A pesquisa sobre o entorno dos domicílios abrangeu 1.094.599 unidades na Paraíba, com cobertura de 99,9% dos setores selecionados. O estudo analisou aspectos como drenagem, iluminação, calçadas, acessibilidade e arborização.

« Voltar

MAIS SAÚDE

Multivacinação: Campanha em Quixaba segue com busca ativa para imunizar idosos

SOLIDARIEDADE

Prefeitura de São José do Bonfim realiza entrega de kits de Desjejum da Semana Santa

Veja também...

ESPORTE

Tiro de Guerra de Patos promove Corrida de Rua em alusão ao Dia do Exército

BRASILEIRÃO

Vasco e Flamengo fazem clássico contando com duplas de 'arcos e flechas'

BRASILEIRÃO

Vasco tenta aliviar a pressão; Flamengo quer manter a liderança