Compartilhe

TCE-PB decide acatar indicação de Alanna Galdino como Conselheira da Corte de Contas

Por Mônica Melo - Click PB    Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025


O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) decidiu acatar a indicação de Alanna Galdino como Conselheira da Corte de Contas.

Os conselheiros do Tribunal analisaram nesta quarta-feira (23) uma representação do Ministério Público de Contas (MPC) que pedia a suspensão da nomeação de Alanna Galdino – filha do presidente da Assembleia legislativa da ParaíbaAdriano Galdino – para o cargo de conselheira.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Tribunal, Fábio Túlio Nogueira. Já o conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho, foi relator do caso Nominando e disse que não cabe a outros poderes interferir na decisão.

“Para a suspensão da posse e investidura no cargo, este Tribunal teria que declarar sem efeito a indicação da Assembleia Legislativa, anular a nomeação do governador do Estado”, justificou Nominando.

Antes da questão da nomeação, foi julgado pela corte o pedido de suspeição contra o conselheiro Nominando Diniz, relator do processo que avalia a indicação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira . A solicitação foi feita por Morgana Macena, autora da denúncia que questiona a qualificação técnica da filha do presidente da Assembleia Legislativa para ocupar a vaga e foi rejeitada.

Em sua fala ele chegou a dizer que o questionamento do MP foi  “baseado em informações incompletas e distorcidas“. O Tribunal rejeitou por unanimidade, nesta quarta-feira (23), o pedido de suspeição contra o conselheiro Nominando Diniz, relator do processo que avalia a indicação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira da Corte.

Ministério Público questionam a forma como a indicação tramitou na Assembleia. Alguns procedimentos foram deixados de lado como a sabatina e o preenchimento dos requisitos para o cargo.

O MPC aponta ainda que há indícios de que Alanna era servidora do Governo do Estado, mas não trabalharia. Os procuradores dizem que houve um prejuízo superior a R$ 600 mil. A auditoria afirma ainda que não ficou comprovado mais de 10 anos de exercício profissional nas áreas exigidas e isso seria um impedimento decisivo para impedir a investidura no cargo.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC) da Paraíba, Marcílio Toscano Franca Filho, pediu vista dos autos para se manifestar por escrito sobre o processo

Os deputados estaduais da Paraíba comparecem em peso a sessão.

Ainda durante a sessão, o conselheiro Arnóbio Alves Viana fez um apelo por respeito ao plenário da corte. A manifestação ocorreu após servidores do Ministério Público de Conta aplaudirem o discurso da Procuradoria, que contestava a indicação da candidata. “Eu estou falando com um pouco de calma, porque nós estamos em processo de votar. Eu quero manifestar uma opinião humildemente, peço a quem aqui está presente, respeito a esta casa”, reclamou.

Voto divergente

Entre os conselheiros, apenas Marcus Vinícius Carvalho Farias se posicionou de forma divergente. Para ele, existe a necessidade de analisar de forma mais minuciosa os achados da auditoria.

Farias destacou a afirmação da Auditoria de que ela seria “servidora fantasma”, em João Pessoa e que apenas a apresentação de contracheques não seria prova suficiente.

Alanna Galdino

A advogada e médica Alanna Galdino foi oficialmente indicada pela Assembleia Legislativa da Paraíba, como candidata única ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) em março.

Ela é filha do atual presidente da Assembleia Legislativa, (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), e contou com o apoio de mais de 30 parlamentares e pode ser a primeira mulher da história a compor a Corte da Paraíba.

Ela deve substituir o ex-conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima, aposentado compulsoriamente no final de 2024.

 

« Voltar

DESENVOLVIMENTO

Lançada em Patos cartilha com informações sobre as leis de Ciência, Tecnologia e Inovação

EDUCAÇÃO

Educação de Jovens e Adultos (EJA) agora é realidade em Cacimba de Areia

Veja também...

OPORTUNIDADE

Prefeitura de Patos convoca aprovados em Processo Seletivo da Saúde

CULTURA

Rubacão pode se tornar patrimônio cultural da Paraíba

TRÁGICO

Adolescente que caiu do 6º andar de edifício em Patos será transferido para Campina; estado é gravíssimo