O secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Patos, Alex Wagner, participou da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada nos dias 25 e 26 de março, no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (SEMAS-PB) e reuniu gestores públicos, especialistas, sociedade civil e organizações ambientais para debater soluções para a emergência climática.
Com o tema "Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica na Paraíba", a conferência foi estruturada em cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação Climática, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental. Durante o evento, foram discutidas e votadas propostas formuladas nas etapas municipais, intermunicipais e livres, resultando em 20 propostas que serão levadas à Conferência Nacional, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 de maio de 2025, em Brasília.
Alex Wagner destacou a importância da participação de Patos no evento, ressaltando que o município já havia promovido a Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente em 10 de dezembro de 2024, reunindo os municípios de Malta, Santa Luzia e São Mamede. "Foram selecionadas propostas fundamentais para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, e agora seguimos para a etapa nacional, onde poderemos fortalecer a construção de estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das futuras gerações", afirmou o secretário.
Além disso, Alex Wagner foi escolhido como representante do Sertão Paraibano na Conferência Nacional, sendo o candidato mais votado entre os delegados presentes. Ele enfatizou que essa escolha reflete o empenho da Secretaria do Meio Ambiente de Patos e reforça a importância de dar voz às demandas ambientais da região sertaneja.
A delegação patoense contou ainda com a participação do vice-prefeito Jacob Souto, da equipe de engenheiros florestais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS), da coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria de Educação, Marcela Abrantes, o Gerente de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Patos (SECULTE), Túllio Xavier, e Jailson Lopes, representando a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER-PB).