No último sábado, 26, a Prefeitura de São Mamede, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Projeto SerTão Consciente, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a Ordem Franciscana Secular, fez uma homenagem ao Papa Francisco, na Praça Coronel José Paulo, onde foi plantado um pé de umbuzeiro.
Jorge Mario Bergoglio, que faleceu em 21 de abril, foi um servo de Deus, dedicou sua vida pelos mais carentes e marginalizados – premissa da Igreja Católica, além de atuar em defesa do meio ambiente. Assumiu o papado em 2013, escolhendo por nome Francisco, em homenagem ao radical São Francisco de Assis, o santo nascido no final do século 12 que é um símbolo de paz, austeridade e serviço aos pobres.
“O cuidado com a natureza é parte de um estilo de vida que implica capacidade de viver juntos e em comunhão”, disse o Papa Francisco, na Laudato Si.
A ação contou com a presença de fiéis da igreja católica, o padre Albany Barreiro, e do biólogo Stanley Medeiros, que está como assessor da pasta do meio ambiente, e esteve à frente da iniciativa.
Umbuzeiro
O umbuzeiro é uma fruteira nativa do semiárido brasileiro, que carrega uma grande importância cultural e histórica para a população sertaneja e para a Caatinga. Inclusive, foi considerada por Euclides da Cunha como a árvore sagrada do sertão.
SerTão Consciente
O projeto Sertão Consciente nasceu em 2023 e tem sido um grande parceiro da secretaria do Meio Ambiente de São Mamede. Formado por profissionais da área de biologia, comunicação, agronomia, engenharia ambiental, professores, estudantes de biologia, técnicos em veterinária.
Profissionais que se identificam com a causa ambiental e que se dispõem de forma voluntária à missão de cuidar do meio ambiente, por meio de serviços práticos e educação ambiental.
10 mil mudas
A secretaria Municipal do Meio Ambiente, ao longo dos últimos oito anos, distribuiu mais de 10 mil mudas a toda a população, para isso, teve o apoio da ONG Afink da cidade de Araruna, região agreste da Paraíba.
« Voltar