A Prefeitura de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, esteve presente na cerimônia de abertura da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, nessa terça-feira, 25, no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), se encerra hoje, dia 26, e tem como tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”.
Tem como objetivo eleger os delegados para a conferência nacional e formular as propostas e a aprovação dos eixos para uma melhor política pública de meio ambiente.
Uma das falas iniciais da conferência foi da secretária de estado do meio ambiente e sustentabilidade, Rafaela Camaraense, que destacou: “Quando a gente fala em mudanças climáticas, todos somos atingidos”.
Já a palestra que norteou esse primeiro dia ficou por conta de Marcos Sorrentino – professor e ambientalista, doutor em educação ambiental e diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Ele falou sobre “Urgência Climática: Limites e Potencialidades da Educação Ambiental na Transição para Sociedades Sustentáveis”.
O município foi representado pelo chefe de gabinete e secretário de turismo e meio ambiente, Pedro Barbosa, junto com o biólogo e assessor da área de meio ambiente, Stanley Medeiros.
Também prestigiou a cerimônia, o sãomamedense Joácio Morais Júnior — professor da UFPB e membro da Comissão de Gestão Ambiental.