Compartilhe

MP investiga acidente com ônibus que matou dois estudantes e deixou 31 feridos

Por Wscom    Quinta-Feira, 3 de Abril de 2025


O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou uma investigação para apurar as circunstâncias do acidente com um ônibus escolar na rodovia PB-077, entre os municípios de Pilões e Cuitegi, que deixou dois adolescentes mortos e 31 pessoas feridas na última terça-feira (1º). A investigação está a cargo da promotora de Justiça Ivete Arruda, com apoio do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação (CAO CAE).

O MPPB determinou diligências e requisitou informações à Secretaria de Educação de Pilões sobre o cadastro do veículo acidentado, identificação do condutor, situação contratual do transporte, habilitação do motorista e lista de estudantes atendidos. Também foi solicitado à Ciretran de Guarabira o histórico de fiscalização de veículos escolares no município e dados sobre o ônibus envolvido no acidente.

A Prefeitura de Pilões informou que o veículo foi substituído recentemente sem comunicação formal às autoridades. Um processo administrativo foi aberto pelo município para apurar o ocorrido. A promotora também requisitou à Polícia Civil a cópia do inquérito policial instaurado.

De acordo com a promotora Ivete Arruda, é obrigação legal dos gestores encaminhar os veículos de transporte escolar para vistorias periódicas. “É obrigatório o encaminhamento de todos os veículos de transporte escolar para vistorias. Infelizmente, muitos gestores deixam de encaminhar os veículos, mesmo notificados para tanto, sendo necessário atuação posterior do Ministério Público com a interposição de ações civis públicas para a regularização dos veículos e apuração da omissão dos gestores”, disse.

dwedwewsd

A principal suspeita sobre a causa do acidente é uma falha no sistema de freios. O tenente Glauco, do Corpo de Bombeiros, relatou que a pista não apresentava marcas de frenagem. A hipótese foi reforçada pelo perito da Polícia Civil Miguel Sales, que afirmou que o veículo tombou em uma curva e foi arrastado até colidir com uma mureta, que impediu a queda em uma ribanceira. Uma nova perícia será realizada no local e no ônibus.

O motorista do veículo, Alisson David Galdino do Nascimento, ficou ferido e foi inicialmente atendido no Hospital de Guarabira. Após alta médica, ele prestou depoimento à delegacia e responderá por homicídio culposo, segundo o delegado Basílio Rodrigues. Em seguida, precisou de novo atendimento médico e foi transferido ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, e depois para o Hospital de Mamanguape.

As investigações seguem para apurar responsabilidades e garantir medidas de segurança no transporte escolar.

« Voltar

OPORTUNIDADE

Prefeitura de Quixaba participa do II Confep; congresso pode ajudar a agilizar ações e buscar recursos

NO SERTÃO

Prefeitura de Patos prorroga prazo para pagamento do preço público de praças e mercados

Veja também...

NA PARAÍBA

Professor de educação física é suspeito de assédio e abuso sexual contra adolescentes na Paraíba

ELEIÇÕES 2026

Cicinho Lima admite possiblidade de fazer dobradinha com sua irmã Priscila Lima

POLÍTICA

PT de Patos se reúne neste sábado com participação do deputado Luiz Couto