Teve início na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro, a “exposição de artesanato e apresentações musicais”, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho. O evento é realizado pela Prefeitura de Patos por meio da Secretaria de Cultura e Turismo com o apoio da Associação dos Músicos Populares de Patos e Região – ASMUPAR.
O evento é realizado como contrapartida à Lei Paulo Gustavo que representa um incentivo importante para fortalecer e valorizar a cultura artesanal local e proporcionar visibilidade e apoio aos músicos vinculados à ASMUPAR.
O prefeito em exercício, Jacob Souto, esteve presente na exposição e destacou a importância do evento para o fomento da cultura patoense, além de estimular a economia criativa. “Um evento de prestação de contas da Lei Paulo Gustavo onde encontramos a criatividade e a iniciativa dos artesãos patoenses”, comentou.
A secretária de Cultura e Turismo de Patos, Germana Wanderley, ressaltou a importância da Lei Paulo Gustavo que tem como finalidade apoiar o setor cultural e, assim, possibilitar que municípios invistam em produções culturais locais.
“A Lei Paulo Gustavo é uma lei de fomento onde foi dado um recurso, e o artista a contrapartida. A contrapartida é demonstrar o que a cidade tem, então foram vários segmentos, segmentos musicais, hoje estamos com o artesanato e vamos ter audiovisual”, relatou.
Adonias Medeiros da Silva, presidente da ASMUPAR, falou que o evento é uma contrapartida social da Lei para que os artesãos e os músicos possam cumprir com o compromisso assumido perante o município.
A artesã Lioneide de Araújo Alves, demonstrou satisfação e reafirmou que a exposição é fundamental para a valorização do artesanato patoense.
Durante a noite acontecerão apresentações musicais com a presença de diversos artistas patoenses.