Compartilhe

Mulheres do CRAS de Patos participam de aula inaugural de cursos de manicure e pedicure

Por Secom-Patos    Quarta-Feira, 2 de Abril de 2025


Mulheres assistidas pelos CRAS do município de Patos participaram, nesta terça-feira, 1° de abril, da aula inaugural do curso de Manicure e Pedicure realizado pelo IFPB em parceria com a Prefeitura de Patos, por meio da secretaria de desenvolvimento social e secretaria da mulher e diversidade humana.

Na ocasião, as mais de 40 mulheres participantes receberam o kit do material didático que será utilizado durante o período de três meses, que é a duração do curso. Após o momento inaugural, houve uma palestra sobre Empreendedorismo com a fisioterapeuta Thayse Mikaelly.

Além disso, elas receberão uma bolsa no valor de 12 a hora/aula que, durante o período, chegará a quase R$ 2 mil reais.
 

4 (15)

O prefeito Nabor Wanderley prestigiou o momento ao lado da secretária da mulher, Jéssica Alexandre, da coordenadora do CRAS Mariana Alves, Paloma Araújo, da coordenadora do Programa Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável do IFPB, Yanna Gomes e do diretor do IFPB campus Patos, José Ronaldo de Lima.

 Nabor destacou o empoderamento da mulher na busca de sua formação profissional e, assim, encontrar uma geração de renda.

“Além da capacitação, uma bolsa financeira para ajudar essas mães nesse momento. Assim, a gente gera oportunidade de emprego, gera renda e fortalece o empoderamento das mulheres, que é o mais importante de tudo isso", frisou o prefeito.
1 (26)

Maria Aparecida é moradora do bairro Mutirão, aqui em Patos, já tem 19 anos de atividade enquanto manicure. Ela revelou que o curso é bem-vindo, pois pretende melhorar sua capacidade de atender às suas clientes.

“É uma oportunidade boa para gerar mais emprego para todas que estão aqui. Eu sou manicure já faz 19 anos e pretendo fazer esse curso para melhorar mais para as clientes. E pretendo gerar emprego para outras pessoas", afirmou.

Yanna Gomes, coordenadora do Programa no IFPB, destacou que a realização do curso foi pensada no período de festejos juninos da cidade, assim como em cooperativas e motivações para que ofereça a essas mulheres uma renda. “A gente faz um estudo de viabilidade técnica e, nada melhor do que trazer algo que esteja ligado ao ramo de estética, embelezamento, porque isso coaduna com o empoderamento dela”, explicou.

Além disso, Yanna especificou que outro intuito é estimular essas mulheres a se tornarem alunas do curso regular tornando-as alunas do Instituto. Para a realização do curso, é utilizado um guia do Pronatec/Cetec do MEC. Após esse período, será aberta outra turma.

« Voltar

NO SERTÃO

Em Malta, evento celebra a força e resistência feminina na Semana de Combate à Violência contra a Mulher

SAÚDE

Secretaria de Saúde de Mãe d’Água alcança meta do Previne Brasil

Veja também...

DECISÃO

PGR defende rejeitar pedido sobre prisão preventiva de Bolsonaro

FLAGRANTE

Rotam prende homem no Bivar Olinto com maconha e cocaína

LIBERTADORES

Com desfalques, Fla encara o Táchira na estreia na Libertadores