Compartilhe

II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher em Patos destaca avanços no SUS e cuidado integral

Por Secom-Patos    Terça-Feira, 29 de Outubro de 2024


Teve início na manhã de hoje, 29 de outubro, no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Patos, o II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher. Promovido pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, o evento busca qualificar profissionais da área por meio de palestras e minicursos que ocorrerão também nesta quarta-feira, 30 de outubro. O tema desta edição, "Os avanços no SUS com a assistência multidimensional e a sustentabilidade intersetorial," orienta as discussões sobre a ampliação de exames preventivos, campanhas de vacinação e o acompanhamento pré-natal.

A gerente da Atenção Básica de Patos, Nívea Mabel Medeiros, destacou que o congresso faz parte do planejamento da atenção primária à saúde para promover a qualificação profissional e o fortalecimento de redes intersetoriais de atendimento. “Com o tema deste ano, evidenciamos que o município de Patos avançou no SUS com a implantação do Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI), reforçando a colaboração entre as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Políticas Para as Mulheres,” afirmou Nívea. Ela ressaltou ainda a presença de palestrantes capacitados, com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos participantes em temas pertinentes à saúde feminina.
Imagem do WhatsApp de 2024-1015.27.51_15c61c27

Matheus Spricido, médico e palestrante do congresso, expressou sua gratidão pelo convite, abordando a importância de um cuidado integral e integrado na saúde pública. "Por muito tempo o cuidado era fragmentado, e isso não gera mais saúde. Precisamos integrar as especialidades e as classes de profissionais para construir uma rede de cuidados," enfatizou.

Imagem do WhatsApp de 2024-10) 15.27.53_3b582fa4

A enfermeira obstétrica Edite Porfírio trouxe à discussão sua experiência nas consultas ginecológicas de enfermagem, enfatizando a ampliação de métodos contraceptivos disponíveis pelo SUS, como o DIU.


Imagem do WhatsApp de 2024-10-) 15.27.52_6804c27d

José Francisco de Sousa (Zeca), gerente da 6ª Regional de Saúde, elogiou a iniciativa do congresso, destacando a importância de manter a atenção básica em constante diálogo com as demandas de saúde das mulheres para garantir soluções eficazes e integradas.

A mesa de honra da abertura do evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Leônidas Medeiros; o prefeito em exercício, Jacob Souto; a gerente de Atenção Básica, Nívea Mabel; a diretora da Maternidade Peregrino Filho, Séfora Cândida; a secretária de Políticas Para as Mulheres, Jéssica Alexandre; e a coordenadora da Saúde da Mulher, Marilinha.

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

Apenas duas mulheres foram eleitas para prefeituras nas capitais brasileiras

SAÚDE

II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher começa nesta terça (29), em Patos

Veja também...

INUSITADO

VÍDEO: Vereador corre atrás de colega em Câmara Municipal: 'cala boca, baba ovo'

SUCESSÃO

Hugo Motta quer Lula e Bolsonaro apoiando sua candidatura à presidência da Câmara

JOGO

PT faz novo aceno a Hugo Motta para presidência da Câmara e quer garantia de apoio a Lula 2026