Compartilhe

Conta de luz: bandeira deve seguir amarela ou vermelha até o fim do ano

Por Agência Brasil    Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024


A conta de luz dos brasileiros deve continuar mais cara até o final de 2024, com a cobrança de bandeira amarela ou vermelha — que adicionam um valor extra às tarifas.

A previsão é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, em entrevista a jornalistas nesta quarta-feira (18).

Para Feitosa, há uma “grande tendência de que ela [a bandeira tarifária] permaneça entre amarela e vermelha até o fim do ano”.

Atualmente, a bandeira tarifária cobrada é a “vermelha patamar 1”, que representa um valor extra de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora consumidos (kWh).

O consumo médio em uma casa brasileira na zona urbana é de aproximadamente 150 kWh a 200 kWh (sem ar-condicionado).

Como funciona a bandeira
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel para sinalizar o custo da geração de energia. Quando o custo de produção aumenta, com o acionamento de usinas termelétricas, a bandeira muda de cor.

“Aquela bandeira que é acionada, é acionada para fazer frente ao custo que vem. Então, se a bandeira vem vermelha, nós vamos sinalizar a necessidade de arrecadar um recurso tal para fazer jus àquele custo”, explicou Feitosa.

O diretor-geral da Aneel afirma que o país vai entrar em “um momento mais estressante”, mas o saldo da conta bandeira —​ que recebe os valores pagos na conta de luz —​ poderia ajudar a reduzir o impacto aos consumidores.

« Voltar

DEFINIDOS

Eleição na OAB define lista sêxtupla para concorrer ao cargo de desembargador do TJPB

DISPUTA

OAB realiza eleição para definir lista sêxtupla para escolha de novo desembargador do TJPB

Veja também...

CRIME EM CASA

Bebê de onze meses é estuprada; tio, primo e vizinho são presos como suspeitos

NOVIDADE

Nova aeronave hipersônica pode voar cinco vezes a velocidade do som

NA CAPITAL

Vereadora Raissa Lacerda é presa pela PF em operação contra aliciamento violento de eleitores