Alyson Rhyan Perônico Soares Alves, jovem de origem humilde, filho de agricultores do sítio São Bento, no município de São José do Bonfim, no Sertão da Paraíba, viu sua vida mudar radicalmente por meio da educação. Formado em técnico em edificações pelo IFPB de Patos, ele alcançou uma impressionante marca de 920 pontos no Enem, que o garantiu a aprovação em duas universidades em São Paulo. Alyson agora, aos 18 anos, se prepara para realizar um sonho que parecia distante: cursar Letras na renomada Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Ele já se encontra em São Paulo, após viajar no último final de semana, dia 22 de fevereiro, com grandes expectativas para o futuro.
Sua trajetória de superação é marcada não só por conquistas pessoais, mas também pelo impacto que teve em sua família. Maria Cristina Perônico Soares, sua mãe, de 41 anos, também foi inspirada pela determinação de Alyson e decidiu voltar aos estudos.
Irei cursar Serviço Social. Nossa caminhada foi muito difícil, principalmente no começo, pois eu precisava levá-lo à cidade todos os dias. Enfrentamos muita chuva, lama e os perigos de retornar para casa à noite. Mas, com a graça de Deus, conseguimos superar”, conta Maria Cristina.
Além de se dedicar aos estudos, Alyson também escreveu um livro de poesias, que planeja publicar no futuro. Sua paixão pela educação foi alimentada por uma figura chave em sua vida: a professora Adriana Martins Cavalcante, que o inspirou a seguir a carreira docente. Agora, cursando Letras, ele almeja se tornar professor e contribuir para a transformação de outras vidas, assim como a educação transformou a dele.
A história de Alyson e sua mãe reflete o poder transformador da educação, não apenas como um caminho para o desenvolvimento individual, mas também como uma força capaz de mudar realidades.
Hoje, Maria Cristina trabalha como visitadora no programa “Criança Feliz” em São José do Bonfim e vem se aperfeiçoando cada vez mais através de cursos oferecidos pelo programa. Assim como o filho, ela encontrou na educação uma ferramenta para continuar crescendo e construindo um futuro melhor.
A história dessa família é um exemplo de como a educação pode romper barreiras e abrir portas, mesmo nos cenários mais desafiadores.
« Voltar