Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura de Patos, por meio da Controladoria Geral do município, participou das apresentações dos trabalhos do Projeto Estação Jovem, uma iniciativa que une inovação, colaboração e conexão com o objetivo de capacitar jovens para o mercado de trabalho.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Patos, o Senac e a 2A Engenharia, e faz parte do programa de aprendizagem do Senac, oferecendo uma oportunidade única de desenvolvimento para os estudantes da cidade.
O programa é estruturado em uma metodologia que combina aulas teóricas nas dependências do Senac com estágios práticos nas diversas secretarias do município de Patos. Essa combinação de teoria e prática permite que os jovens aprendizes apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula no dia a dia das administrações públicas, tornando-se profissionais mais capacitados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.
Já a 2A Engenharia cumpre a obrigação legal de contratar jovens aprendizes, oferecendo contraprestação financeira aos alunos, o que se soma à experiência de aprendizado. Esse apoio financeiro também contribui para a inclusão econômica dos jovens, garantindo um suporte para sua trajetória de aprendizado e inserção no mercado de trabalho.
Além disso, o programa é uma importante ferramenta de inclusão social. Os alunos, ao realizarem os estágios nas secretarias, não só se qualificam, mas também colaboram diretamente com o funcionamento e o aprimoramento dos serviços públicos de Patos. Eles têm a chance de desenvolver competências práticas, como o trabalho em equipe, resolução de problemas e habilidades técnicas específicas de cada área de atuação, o que valoriza ainda mais sua formação.
Para a Controladora Geral do Município, Pollyanna Guedes, o projeto proporcionou uma grande oportunidade aos jovens aprendizes colaborando, inclusive, na consciência cidadã e estimulando a força do trabalho. “Nós consideramos um grande avanço na pesquisa tecnológica, evidenciando a criatividade e a capacidade dos alunos na inovação, e sobretudo, nas ideias autorais que buscaram soluções tecnológicas para suprir as necessidades da sociedade”, ressaltou Pollyanna.
Na ocasião, Pollyanna foi agraciada com uma medalha e um Certificado de Apreciação Amigo do Tiro de Guerra como reconhecimento ao seu apreço e constante apoio ao Tiro de Guerra e seus integrantes.
« Voltar