Compartilhe

Saúde Renal Paraíba chega a Patos e realiza primeiro atendimento no Hospital Regional

Por Secom-PB    Quinta-Feira, 9 de Janeiro de 2025


O Programa Saúde Renal Paraíba realizou os primeiros atendimentos, nessa terça-feira (7), no Hospital de Clínicas, em Campina Grande e no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos. O Programa - lançado no dia 2 de dezembro de 2024 -, é uma nova linha de cuidado ofertada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que visa ampliar o acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) à assistência especializada em nefrologia com consultas, exames laboratoriais e de imagem, até a hemodiálise, caso o paciente precise. 

Em Campina Grande, entre os pacientes atendidos neste primeiro dia, uma mulher de Itabaiana saiu com encaminhamento para realizar hemodiálise, após passar por consultas e todo suporte necessário com acompanhamento de nutricionista, assistente social, psicólogo e agendamento dos exames laboratoriais, além de ultrassom do aparelho urinário e com doppler dos membros superiores (para avaliar as veias e artérias mais adequadas para a confecção de uma fístula arteriovenosa (FAV) para hemodiálise para a confecção de fístula).

O vigilante Francisco Luciano Cirilo Cruz, de 52 anos, foi o primeiro paciente a ser atendido no ambulatório de Nefrologia do Complexo Hospitalar Regional de Patos. Ele também foi acompanhado por uma equipe multiprofissional da unidade formada por nutricionista, psicólogo e assistente social e passou por uma bateria de exames.  Para ele, ter um atendimento na cidade onde mora faz toda a diferença. “A gente andava muito para ser atendido, pois comecei o meu tratamento em Caicó. Mas agora será bom demais ser atendido aqui no hospital, em Patos, pelo SUS. Estou muito satisfeito e mais tranquilo e o atendimento foi muito bom”, reiterou o paciente.

Para a esposa de Francisco, a professora Eliane de Sousa Cirilo, ter o atendimento perto de casa foi uma grata surpresa. “Isso nos deixou muito felizes. Há mais de um ano que a gente procurava o serviço aqui, mas só tinha particular, o que era um gasto considerável e completamente fora de nossas possibilidades financeiras e ter esse serviço gratuito foi muito bom. Significa que Patos está avançando na assistência à saúde da população”, afirmou. 

Como ter acesso ao Programa
Ao dar entrada na Atenção Básica com suspeita ou o diagnóstico fechado de doença renal crônica, o paciente será submetido  à avaliação médica  e, ao ser identificada a necessidade de exames e consultas especializadas, será encaminhado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ao Sistema de Regulação (Sisreg), a partir do qual terá todo o acompanhamento.

Após estar inserido no Sisreg, o paciente passará por consulta especializada e, dentro do próprio serviço, será encaminhado para o setor de marcação para que sejam marcados exames, diálise ou consulta de retorno, por meio da Central de Regulação Ambulatorial do Estado. Em caso de dúvidas ou consultas, o usuário pode entrar em contato com a equipe de regulação do Estado pelo número (WhatsApp) (83) 99146-4298.

« Voltar

NOVIDADE

Governo Lula vai pagar R$ 60 mil por deficiência causada pelo vírus da Zika

POLÊMICA

Paulinho Freire pede desculpas após chamar João Pessoa de ‘curral de Natal’

Veja também...

ALERTA

Casos de dengue registram aumento de 100% na Paraíba

NO SERTÃO

Jonnathan Vieira e Ardiles Reis estreiam no Frente a Frente na Rádio Guia FM

POLÊMICA

Nilvan Ferreira deixa apresentação do Arapuan Verdade após discussão com Luís Torres