A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos em parceria com a 4ª Cptran realizaram durante o período de 29 de janeiro a 02 de fevereiro, uma operação de fiscalização para reforçar a segurança viária e garantir o cumprimento das leis de trânsito. A ação teve como foco coibir irregularidades, conscientizar condutores e reduzir o risco de acidentes.
Segundo o comandante da 4ª Cptran, Capitão Ozivan, a avaliação preliminar da operação foi positiva. Durante o período, foram realizadas abordagens a motoristas e motociclistas, com verificação de documentação, uso de equipamentos obrigatórios e fiscalização do consumo de álcool ao volante.
“Nessa operação foi constatado 83 irregularidades, cujas irregularidades foram feitas em auto de infração. Foram feitos diversos testes de etilômetro e não tenho dúvida que a finalidade principal dessas fiscalizações da 4ª CPTRAN em parceria com a STTRANS, essas operações em conjunto, as abordagens individuais, a finalidade principal é procurar o máximo, coibir irregularidades no trânsito da cidade de Patos, como também proteger e salvar vidas de condutores e de pedestres”, disse.
Entre as principais ocorrências, foram registradas autuações por falta do uso do cinto de segurança, condução de motocicletas sem capacete e direção sob efeito de álcool. Além disso, alguns veículos foram removidos por irregularidades na documentação.
A fiscalização também incluiu ações educativas, orientando motoristas sobre a importância da direção responsável.
O superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, falou da importância dessas ações em parceria com a Cptran para garantir uma maior segurança para a população patoense.
“O objetivo é garantir a segurança para o trânsito. São medidas, muitas vezes, antipáticas, porque quando há uma fiscalização, muitas vezes há uma rejeição por parte da população, mas quando não se há fiscalização, há um aumento do número de sinistros, há uma cobrança da sociedade para que os órgãos de trânsito tomem alguma medida, tome alguma atitude. Então, o trabalho de educação para o trânsito vem sendo feito pela STTRANS, o trabalho de engenharia vem sendo desenvolvido, mas o trabalho de fiscalização é uma das atribuições. E aí, nessa parceria com a Polícia Militar, estamos intensificando esse trabalho, nós vamos garantir a segurança da população no trânsito”, enfatizou.
Sendo assim, os órgãos de fiscalização seguem monitorando as condições do trânsito na cidade para manter as ações de fiscalização regularmente.
« Voltar