Compartilhe

Novo secretário de Meio Ambiente de Patos define suas prioridades nas ações da pasta

Por Secom-Patos    Sexta-Feira, 7 de Fevereiro de 2025


A Prefeitura de Patos dá início a uma nova fase na gestão ambiental do município com a nomeação do engenheiro agrônomo Jailson Lopes da Penha como secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Em sua primeira fala à frente da pasta, Jailson destacou a importância de ações voltadas para a sustentabilidade e qualificação ambiental da cidade, priorizando iniciativas como a ampliação da arborização urbana e a revitalização do Rio Espinharas.

O novo secretário também ressaltou a continuidade e o aprimoramento dos serviços da pasta, como licenciamento e fiscalização ambiental, além do avanço em projetos estratégicos, como a implantação de um jardim botânico e iniciativas na zona rural em parceria com a Secretaria de Agricultura.

Entre essas ações, destacam-se o incentivo à produção de frutas nativas e medidas voltadas à convivência sustentável com o semiárido, contribuindo para a mitigação dos efeitos da desertificação.

Outro tema essencial para a nova gestão será o tratamento de resíduos sólidos, com ações voltadas para a coleta seletiva e o aprimoramento da destinação dos resíduos do município.

Jailson Lopes também reforçou a importância da participação da sociedade na gestão ambiental. Para isso, uma das primeiras iniciativas será a reestruturação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, espaço estratégico para a colaboração entre o poder público e entidades representativas.

A convocação para a atualização do Conselho será realizada já nesta semana, com a definição da primeira reunião e a discussão de pautas fundamentais para Patos.

Sobre o novo secretário

Jailson Lopes da Penha é engenheiro agrônomo, mestre em Zootecnia e doutor em Engenharia Agrícola. Servidor de carreira da EMPAER-PB, ele acumula ampla experiência na área ambiental e no desenvolvimento sustentável. Atuou no Centro Sabiá, em Pernambuco, no Programa Biodiesel da Petrobras, e foi secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos em São José de Espinharas. Recentemente, ocupava a Gerência Executiva de Projetos Especiais na Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

« Voltar

ENTERRO

Papa simplificou o próprio funeral e será enterrado em caixão simples de madeira

SAÚDE

Saúde alerta pais sobre o consumo em excesso de chocolate na Páscoa

Veja também...

ESTATÍSTICAS

Brasileiro: Fla tem início melhor do que nos últimos quatro anos

APOSTAS

Bruno Henrique, do Flamengo, pode ser banido?

NEGOCIAÇÃO

Entenda por que o Corinthians mudou a rota e fez de Tite seu plano A