Informações sobre a expedição que confirmou a existência de 20 cavidades naturais subterrâneas (16 cavernas e quatro abrigos) no recém-criado Parque Nacional Serra do Teixeira, é motivo de matéria especial publicada no número 49, do Boletim Eletrônico EspeleoInfo do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, nos trechos que passamos a descrever:
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav), em parceria com o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (LABAP/UEPB) confirmou a existência de 20 cavidades naturais subterrâneas (16 cavernas e quatro abrigos). Elas se somam às 21 descobertas em expedição realizada no final de 2023, ano da criação da unidade de conservação.
“Os registros das cavernas serão inseridos no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE). Já as informações sobre os sítios arqueológicos serão tratadas junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Além disso, será providenciada a finalização dos mapas topográficos e a elaboração de um documento técnico/diagnóstico preliminar sobre o patrimônio espeleológico, que servirá de subsídio à gestão do parque”, afirmou o analista ambiental do ICMBio/Cecav, Diego Bento.
A iniciativa faz parte do projeto "Inventário Anual do Patrimônio Espeleológico Nacional", de execução contínua e coordenado pela Base Avançada do ICMBio/Cecav no Rio Grande do Norte. O trabalho também contou com apoio financeiro do subprojeto "Ampliação da pesquisa e conservação do patrimônio espeleológico no Nordeste brasileiro", inserido no TCCE ICMBio/Vale II firmado entre o Instituto Chico Mendes e a Vale S.A. A primeira expedição no local foi realizada em novembro de 2023, na região do município de Água Branca (PB).
Dessa vez, foram realizadas atividades de prospecção e inventário espeleológico na região dos municípios de Mãe d'Água e Maturéia (PB). Além das atividades de prospecção e inventário, foram realizadas duas palestras sobre o patrimônio espeleológico e arqueológico local (uma no município de Mãe d'água e outra no município de Maturéia).
Além do analista ambiental Diego Bento e do técnico ambiental José Iatagan Mendes de Freitas, ambos lotados na BAV CECAV/RN, participaram desse trabalho o professor do LABAP/UEPB Juvandi de Souza Santos, o graduando Ian Victor Silva Cordeiro Souto e a Pós-Doutoranda Silvia Yasmin Lustosa Costa, todos vinculados à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Parque Nacional da Serra do Teixeira. Localizado no Sertão da Paraíba e abrangendo áreas nos municípios de Água Branca, Cacimba de Areia, Catingueira, Imaculada, Juru, Mãe D’Água, Maturéia, Olho D’Água, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São José do Bonfim e Teixeira, o parque nacional é o primeiro da região e conta com uma rica biodiversidade, preservando parte da Caatinga. A UC, criada em junho de 2023, abriga também grande potencial arqueológico, paleontológico e espeleológico.
Imagens que ilustram a matéria: Caverna Nego Heleno e Caverna Serra das Ovelhas, Mãe d’Água (PB) - Fotos: Diego Bento (ICMBio/Cecav).
« Voltar