Em um gesto de solidariedade, a família do jovem Marcos Amâncio de Oliveira, de 24 anos, mais conhecido como Marquinhos, que morreu após ter sido confirmada sua morte cerebral, expressou a vontade de doar os seus órgãos.
Ele estava internado no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos, em estado gravíssimo desde a noite do último sábado (19). Ele havia sofrido um grave acidente na BR-230, entre o município de Malta e o distrito de Santa Gertrudes, em Patos-PB.
Marquinhos estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com traumatismo cranioencefálico e um quadro clínico extremamente delicado. Sem apresentar reações neurológicas ao longo dos dias, os médicos iniciaram o protocolo de morte encefálica nessa quarta-feira (23), e o óbito foi confirmado em seguida.
Mesmo em meio à dor, a família tomou uma atitude nobre e solidária, autorizando a doação dos órgãos do jovem. Equipes de psicologia e assistência social do hospital prestaram apoio à família durante todo o processo.
Segundo o tio da vítima, Francisco Amâncio, uma equipe médica estava se deslocando de João Pessoa para realizar o procedimento de captação dos órgãos na tarde desta quinta-feira (24). A família acredita que assim Marquinhos cumpre a sua última missão: salvar outras vidas.
Não foi informado que órgãos será possível doação. Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde, através da direção do Complexo Hospitalar Regional de Patos, celebrou a doação.