Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Cadastro Nacional de Animais Domésticos: o que é e como vai funcionar

Por Jornal da Paraíba   Quinta-Feira, 17 de Abril de 2025

O Governo Federal lança nesta quinta-feira (17) o Cadastro Nacional de Animais Domésticos, que está sendo chamado de "SinPatinhas".

A ideia é que tutores de cães e gatos do país possam cadastrar seus animais domésticos e assim ter mais segurança no cuidado com os animais.

O Jornal da Paraíba tenta responder algumas dúvidas sobre o que já se sabe com relação à iniciativa.

De onde surgiu a ideia Cadastro Nacional de Animais Domésticos

O Cadastro Nacional de Animais Domésticos foi criado pela Lei nº 15.046 de 17 de dezembro de 2024, que foi aprovado pelo Senado Federal e posteriormente sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O que acontece agora é a regulamentação e a implantação de fato do cadastro, que vai ser gerido pelo portal gov.br.

 


				
					Cadastro Nacional de Animais Domésticos: o que é e como vai funcionar

SinPatinhas. gov.br

Quais os dados do Cadastro Nacional de Animais Domésticos?

Cada animal cadastrado vai ganhar um número de identidade único e intransferível com 15 dígitos. O documento vai reunir informações do cachorro ou do gato ao longo da vida.

O cadastro será totalmente gratuito, sem nenhum cobrança para estados, municípios ou tutores. E não é obrigatório, podendo o cadastro ser feito de forma voluntária.

O que vai ter no Cadastro Nacional de Animais?

O cadastro vai gerar uma carteirinha com a foto do cachorro ou gato – e também um QR Code que pode ser impresso e preso na coleira.

Ele vai ter os dados do tutor (CPF, RG e endereço) e também informações do animal como idade, raça, histórico de doenças e vacinas de cada animal e endereço onde ele mora.

O que acontece após o Cadastro Nacional de Animais?

Os tutores poderão ter acesso a informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem na região.

O cadastro vai ser gerido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e vai possibilitar que o Governo Federal saiba quantos cães e gatos existem no Brasil, dividindo essas informações por bairros, municípios e estados.

A ideia é que esses dados permitam ao Governo Federal direcionar os esforços dessa política pública.

O que são os microchips?

É um dispositivo eletrônico, do tamanho de um grão de arroz, implantado sob a pele do animal. Ele contém um número único, lido por scanner ou aplicativo. O SinPatinhas aceita o microchip de qualquer fabricante. Não há restrição de marca. O tutor deve decidir junto com o médico veterinário o modelo ideal para seu animal.

Ele não é obrigatório e o cadastro pode ser feito sem que o animal tenha um.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

GABRIELA CAMARGO

Gabriela Camargo: Extremamente exuberante!

Publicado em Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025
Gabriela Camargo: Extremamente exuberante!