Compartilhe

Paraíba confirma presença da subvariante XEC da COVID-19 em João Pessoa

Por Redação 40 Graus com Assessoria    Sábado, 28 de Dezembro de 2024


A Secretaria de Saúde da Paraíba informou, neste sábado (28), que identificou a subvariante XEC do coronavírus em duas amostras analisadas pelo LACEN-PB, ambas oriundas de João Pessoa. A partir do boletim de vigilância laboratorial da última sexta-feira (27/12/2024), foram detectadas as amostras que atendiam aos critérios clínicos, epidemiológicos e laboratoriais do protocolo estadual. As análises laboratoriais do LACEN-PB garantem a vigilância genômica e epidemiológica nas três macrorregiões de saúde do Estado, abrangendo da Capital ao Sertão. Sendo essenciais para o monitoramento de agravos.

A XEC, classificada pela OMS como uma Variante Sob Monitoramento (VUM), pertence à linhagem Ômicron e apresenta mutações que podem aumentar sua transmissibilidade, sem evidências de maior gravidade. Casos semelhantes já foram registrados em outros estados, como São Paulo, Santa Catarina Rio de Janeiro e Ceará.

A Secretaria reforçou a importância de manter a vacinação em dia, disponível no site oficial (https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus), e de buscar atendimento médico ao surgirem sintomas. Cuidados como testagem, uso de máscaras em locais fechados e higienização das mãos continuam essenciais.

Segundo a SES, a Vigilância em Saúde permanece alerta, em parceria com os municípios, para monitorar e acompanhar novos casos, garantindo a proteção dos paraibanos.

« Voltar

MISTÉRIO

Encontrado em Patos corpo em estado de decomposição às margens da BR-230

ECONOMIA

João Pessoa lidera no Nordeste com maior crescimento de empregos formais

Veja também...

NA PARAÍBA

Paraíba gera saldo positivo de 2.720 empregos em novembro, revela Caged

DESTAQUE

Sargento de São José de Caiana se forma na Escola de Especialistas da Aeronáutica e faz a festa na sua terra

NA PARAÍBA

Mãe é presa suspeita de torturar filho de três anos