Nas últimas 24 horas, a Paraíba registrou 310 raios. A capital João Pessoa teve 33 registros no mesmo período. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Em janeiro de 2025, o estado já contabilizou mais de 85 mil raios, marcando um aumento de 37% em comparação com o mesmo mês de 2024.
Especialistas alertam que esse aumento pode continuar nos próximos dias, devido à previsão de instabilidade atmosférica causada pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema meteorológico que favorece a formação de nuvens carregadas e chuvas intensas.
Os números registrados até agora em 2025 seguem a tendência de alta observada em 2024, ano em que a Paraíba teve o maior número de raios dos últimos cinco anos, com mais de 460 mil descargas atmosféricas. Esses números são de um monitoramento da concessionária de energia Energisa Paraíba.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas - sendo dois amarelos de perigo potencial e um laranja de perigo. Todos os municípios paraibanos estão sob alerta amarelo e ainda 25 deles, incluindo João Pessoa, estão sob alerta laranja. O aviso foi publicado nesta terça (4) e se estende até quarta-feira (5).
O alerta laranja (alto grau de perigo) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.
João Pessoa enfrentou alagamentos nesta manhã devido a uma forte chuva que caiu sobre a cidade, afetando principalmente a Avenida Dom Pedro II, nos Bancários e nas proximidades do Mercado da Torre. A Semob registrou pontos de acúmulo de água na principal via dos Bancários e na área ao redor do Ibama.
Registro de raio em Campina Grande.. Reprodução/TV Paraíba
As descargas atmosféricas representam um grande perigo para pessoas, animais e estruturas elétricas. Para minimizar os riscos durante tempestades, especialistas recomendam uma série de precauções.
Para ocorrências graves, como incêndios ou acidentes causados por raios, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.
Com o aumento das descargas elétricas e a previsão de tempo instável nos próximos dias, seguir essas recomendações pode ser essencial para garantir a segurança e evitar acidentes.
« Voltar