🤔 De braços abertos, os 'Cristos' espalhados pelo Brasil contemplam as paisagens lá do alto entre nuvens, montanhas e multidões. Mas qual deles se sobressai em altura?
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A maior estátua de Cristo do país não está no Rio de Janeiro, nem em Minas Gerais, mas sim em uma pequena cidade gaúcha chamada Encantado. Com 43,5 metros de altura, o Cristo Protetor é agora a mais alta estátua de Cristo do Brasil. Confira abaixo.
Maiores estátuas de Cristo — Foto: Arte/ g1
O Complexo do Cristo Protetor será inaugurado neste domingo (6). O local conta com uma capela, espaços de reflexão e praça de alimentação, além de estrutura para passeio e visitação. Veja abaixo o que compõe a estrutura.
A cerimônia está marcada para as 10h, e a Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE) estima que duas mil pessoas, incluindo doadores, associados, autoridades políticas e religiosas, participem da inauguração oficial.
O complexo foi desenhado pelas arquitetas Daniela de Conto, Gislaine Castoldi, Thais Castellani e pela engenheira Laís Ferreira.
Operário trabalha no coração da estátua do Cristo Protetor, em Encantado — Foto: Silvio Avila/AFP
Com 22 mil habitantes, a cidade de Encantado, a cerca de 145 quilômetros de Porto Alegre, viu sua realidade mudar em junho de 2021, quando foi inaugurada em um morro do município a estátua do Cristo Protetor, a maior do Brasil, segundo a prefeitura.
Desde a abertura parcial para visitação, o local recebeu mais de 300 mil turistas de cerca de 60 países.
A estátua foi finalizada em abril de 2022. Com 37,5 metros de altura – chegando a 43,5 metros com o pedestal que a sustenta, o equivalente a um prédio de 14 andares –, também conta com um mirante com vista panorâmica direto do coração da estátua. A obra, custeada com recursos de empresários da região, foi iniciada em 2019.
A Associação Amigos de Cristo, uma entidade sem fins lucrativos, irá se responsabilizar pela manutenção do complexo e o excedente das doações será doado, segundo o vice-presidente.
Na economia, a obra possibilitou a abertura e ampliação de restaurantes, hotéis e outros empreendimentos na região. Além disso, o monumento ajuda a consolidar o estado como destino de turismo religioso no país.
"O turismo religioso movimenta bastante. Para a região do Vale do Taquari, que não tinha toda essa visibilidade diante da importância que tem, eu vejo como uma super alavancada", comentou, em 2022, ao g1, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) no Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz.
O projeto prevê ainda bilheterias, praça de alimentação, banheiros amplos (35 femininos, 36 masculinos, 4 PNE e 2 familiares) e 8 lojas.
« Voltar