Compartilhe

Patos intensifica ações contra o Aedes Aegypti na Semana D de combate à Dengue

Por Secom-Patos    Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024


Entre os dias 25 e 29 de novembro, o município de Patos promove a Semana D de combate ao mosquito Aedes aegypti, com diversas ações em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. A iniciativa busca mobilizar a comunidade e reforçar a prevenção contra a dengue.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental e dos agentes de combate às endemias, com o apoio dos agentes comunitários de saúde e equipes da atenção básica, intensifica atividades como:

Visitas domiciliares: agentes visitam residências para conscientização e distribuição de material educativo.

Atividades educativas: realização de ações em comércios, escolas e indústrias, orientando sobre a prevenção da dengue.

Medidas preventivas: incentivo a práticas como evitar o acúmulo de lixo, manter depósitos de água cobertos e eliminar objetos que possam acumular água, como pneus velhos.

WhatsApp Image 2024-11-27 at 16.17.33

De acordo com José Júnior de Medeiros, coordenador da Vigilância Ambiental Municipal, o objetivo das ações é aumentar a conscientização e estimular a participação da população no combate à dengue. Ele destacou que, embora os índices de infestação estejam baixos, o período que antecede a estação chuvosa exige maior atenção da comunidade.

O supervisor de campo dos agentes de combate às endemias, Pedro Medeiros, reforçou a importância das atividades educativas e de conscientização. “Estamos intensificando nossas ações para preparar a população. Apesar dos índices baixos, o relaxamento em relação aos cuidados com água acumulada pode ser um risco, especialmente em períodos de chuvas”, explicou.

WhatsApp Image 2024-11-28 at 11.39.11

A agente Josinete Lucena também destacou o trabalho diário de combate ao mosquito, que inclui atividades em residências, escolas e comunidades. “Promovemos educação em saúde junto a professores e alunos, garantindo que as ações sejam mais eficazes e duradouras,” afirmou.

Com as ações da Semana D, o município reafirma o compromisso com a saúde da população, buscando reduzir os riscos de proliferação do Aedes aegypti e prevenir doenças como a dengue.

« Voltar

POLÊMICA

China compra por R$ 2 bilhões maior reserva de urânio do Brasil, no Amazonas

NA PARAÍBA

PF deflagra operação contra fraudes em licitações em realização de concursos públicos

Veja também...

PERIGO TOTAL

Dez cães de rua atacam criança de 7 anos em Santa Terezinha

NA PARAÍBA

Homem natural de Patos é morto a tiros em João Pessoa

SUCESSO

Campanha para pagar estádio do Corinthians arrecada R$ 5 milhões em 12h