O consumo excessivo de chocolate na Páscoa pode causar problemas de saúde como diarreia, náuseas, refluxo, dor de estômago e outros desconfortos que podem levar a uma internação hospitalar, principalmente de crianças. O alerta é da médica da Rede Municipal de Saúde, Andrezza Miranda Guzman.
“Por conta da tradição da época, a tendência é que cada familiar dê um ovo de Páscoa para a criança, disponibilizando uma grande oferta de chocolate em pouco tempo, por isso, é preciso que as coisas sejam feitas com ponderação, visto que o excesso do açúcar, da lactose, pode causar um descontrole no intestino e levar a um quadro de diarreia, vômitos, podendo chegar até a desidratação e internação hospitalar”, confirma a médica.
Nesses casos, conforme explicou, os cuidados são basicamente evitar os excessos, não consumir o ovo inteiro de uma vez e sim ao longo dos dias. “Os cuidados devem ser maiores com as crianças que são intolerantes à lactose. Elas devem comer os produtos sem lactose, cabendo aos pais procurar outras opções de olho na composição”, ressaltou, informando que tão logo percebam as reações dos excessos alimentares, é preciso hidratar bem a criança e procurar atendimento de urgência em uma das unidades de saúde disponível na Rede Municipal para evitar a evolução do quadro.
« Voltar