Nesta próxima quinta-feira, dia 05 de dezembro, será realizada a 10° Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública - CNSP, em Brasília-DF.
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, fará a abertura do evento e em seguida o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo, apresentará a PEC da Segurança Pública aos Conselheiros.
Os novos conselheiros serão apresentados e os que previamente indicaram pautas terão tempo de oratórias. O presidente da AGTBRASIL, agente de trânsito de Patos Antônio Coelho, está entre os oradores no evento.
Coelho destacou que é uma honra hoje fazer parte do Conselho como membro já que foi uma conquista para categoria a nível nacional ter um acento no órgão.
“A categoria de agentes de trânsito do Brasil conquistou essa representação no Conselho Nacional de Segurança Pública, uma luta que vem desde 2018 com a lei do SUSPE. Na lei 3.675 de 2018, os agentes de trânsito foram incluídos como integrantes operacionais do sistema de segurança pública, mas até então não havia ocupado ainda a cadeira do Conselho Nacional de Segurança Pública. Com essa nomeação que veio pelo ministro Ricardo Lewandowski e mediado as reuniões que levaram essa conquista pelo secretário Nacional de Segurança Pública, doutor Mario Sarrubbo, então hoje a categoria ocupa esse espaço”, ressaltou Antônio Coelho.
Coelho acrescentou que “é algo inovador, até porque, desde 2014 a Emenda 82 de autoria de Hugo Motta, que inseriu a segurança viária na segurança pública, até hoje não havia ainda nenhum ato do Governo Federal tratando os agentes de trânsito na segurança viária dentro do Ministério da Justiça. E agora vamos iniciar essa etapa de debates e discussões sobre o papel dos agentes de trânsito na segurança pública”.
« Voltar