No último sábado, no Terreirinho do Forró, aconteceu o primeiro festival de Quadrilha Junina de Patos, projeto desenvolvido pela Associação das Quadrilhas Juninas de Patos através do insetivo da lei Paulo Gustavo do Governo Federal.
O Festival contou com a apresentação de 5 juninas. Todas tiveram os mesmos critérios de julgamento. Na mesa, 5 jurados com amplo currículo na parte cultural.
A Junina Rua 19 foi a primeira a se apresentar, seguida da União da Cruz, Vila Nordestina, Flor do Sertão e Pé de Moleque.
A Junina Pé de Moleque foi a campeã. A mesma participa de Festivas há muito tempo. A vice-campeã foi a estreante Quadrilha Junina União da Cruz, pela primeira vez participando de um festival. A Junina levou para o "tablado" um espetáculo cultural misturando teatro, dança e música condizente ao tema, "União da Cruz uma história que transforma vidas", que emocionou o público e os jurados, levando a Junina ao vice campeonato.
Para Marcelo Lima, um momento gratificante: "Estou feliz. Nosso primeiro festival e já estamos em 2° lugar é fruto de um trabalho coletivo de meses e isso é muito gratificante", disse Marcelo.
Lana Escarião, presidente da AQJP, disse que o Festival é primeiro de muitos na cidade: "Esse é o primeiro, mas faremos do ano um festival Municipal para incentivar as nossas Quadrilhas Juninas a participar.
A colação foi assim:
Campeão
Pé de Moleque
Vice campeão
Junina União da Cruz
3° lugar
Vila Nordestina
4° lugar
Flor do sertão
5° lugar
Junina Rua 19