Populares registraram nesta terça-feira (18) o cenário de transformação no leito do rio Taperoá, em Cabaceiras, Cariri da Paraíba. Imagens gravadas na ponte da rodovia PB-148 mostram a força das águas e mudança no cenário de seca, após as fortes chuvas na região.
No vídeo obtido pelo Portal, gravado na cidade conhecida por ser a ‘Roliúde Nordestina’, é possível observar que em menos de um minuto o leito do Taperoá, rio com mais de 150 quilômetros de extensão e que chega a ficar seco em determinados meses do ano, fica cheio de ponta a ponta.
Além da cheia registrada em Cabaceiras, o 40 Graus teve acesso a imagens do rio em outros pontos do Cariri paraibano.
Conforme dados disponibilizados plea Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), entre os 10 municípios mais chuvosos do estado nas últimas 24 horas está ‘Taperoá’, cidade por onde passa o rio antes de chegar a Cabaceiras.
No local, segundo a Aesa, foram registrados 94,5 milímetros. Sendo assim, a cidade foi a 4ª que mais recebeu chuvas, atrás de Riacho dos Cavalos (97 milímetros), Brejo do Cruz (117 milímetros) e Santo André (219 milímetros).
Localizado a 190 quilômetros de João Pessoa, capital do estado, Cabaceiras é um município com 5.515 habitantes, segundo estimativa de 2024 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Cabaceiras ganhou este apelido pelo fato de ser, desde os anos 1990, cenário para gravações de filmes. O mais famoso deles foi o ‘O Auto da Compadecida’, em 2000.
O município já chegou a ser considerado como um dos que menos chove no país, segundo dados divulgados em 2019 pelo Ministério da Integração Nacional.
« Voltar