As três lombadas emborrachadas colocadas pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Patos (STTrans) ao longo da Alça Sudeste estão todas vandalizadas. Esta foi a constatação da reportagem do Portal 40 Graus ao passar pelo trecho na manhã desta quinta-feira (16). Bandidos aproveitam as noites ou madrugadas para cometerem o crime contra o patrimônio público fazendo a retirada dos tachões de borracha.
Em uma delas, próxima a ponte, praticamente não existe mais os tachos que foram retirados em sua maioria por vândalos que provavelmente querem percorrer o trecho em alta velocidade.
Os redutores foram colocados pelo órgão em três locais do trecho após os inúmeros acidentes ocorridos devido justamente a alta velocidade empreendida por motoristas imprudentes sendo registradas até mortes em diferentes períodos do ano passado.
No entanto, em tão pouco tempo, as lombadas foram destruídas. Mesmo assim, a STTrans tem feito a reposição dos tachos retirados. Todavia, em curto espaço de tempo os criminosos vão lá e retiram novamente o equipamento causando prejuízo ao erário público, bem como à segurança de motoristas e pedestres.
Em contato com a nossa reportagem, Elucinaldo Laurindo, superintendente do órgão, afirmou que a STTrans tem recebido reclamações de que algumas pessoas estão vandalizando as lombadas que foram colocadas tanto na alça como em outras partes da Zona Sul da cidade. “Nós estamos tentando localizar e identificar quem são esses vândalos para que os mesmos possam responder conforme a legislação, ou seja, eles respondem com o dano ao patrimônio público, mas é importante também avisar que a população ela pode denunciar, seja com vídeo, seja com fotos, o momento em que as pessoas estão vandalizando”, ressaltou Elucinaldo.
Ele frisou que esse equipamento que é colocado para reduzir a velocidade, para inibir a prática de excesso de velocidade, é para salvar vidas. “Então pedimos à população que colabore, que nos ajude a manter esse equipamento funcionando.
“Então, nós pedimos à população que respeite o limite de velocidade, que respeite a legislação de trânsito, que não vandalizem os equipamentos, pois esses equipamentos eles foram implantados para salvar vidas”, disse Laurindo.
Colocação de lombadas eletrônicas
No que tange a uma solução mais eficaz, mais enérgica, Elucinaldo revelou que a STTrans vem realizando um estudo de viabilidade técnica para a implantação de três pontos de lombadas eletrônicas no trecho da Alça Sudeste em substituição das lombadas existentes.
“Então, já está em andamento o estudo de viabilidade técnica para a implantação de lombadas eletrônicas na alça, como também no trecho que compreende a Horácio Nóbrega, próximo ao antigo Restaurante O Rancho, próximo à Honda.
A medida deve ser muito em breve, segundo perspectiva do superintendente tão logo o estudo de viabilidade técnica seja finalizado.
« Voltar