Compartilhe

Processos contra 'Vai de Bet' e empresa de Gusttavo Lima podem seguir para Justiça da Paraíba

Por Jornal da Paraíba com G1 PE    Domingo, 22 de Setembro de 2024


Os processos da 'Vai de Bet' e empresa de Gusttavo Lima, a Balada Eventos e Produções, no que se relaciona à Operação Integration, podem ser transferidos para a Justiça da Paraíba, após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendar a transferência. A operação investiga uma quadrilha suspeita de movimentar cerca de R$ 3 bilhões num esquema de lavagem de dinheiro de jogos de azar.

No início de setembro, a operação resultou na prisão da advogada e influenciadora Deolane Bezerra, que teve helicóptero e outros bens de luxo apreendidos em Campina Grande.

Conforme divulgado pelo g1, a manifestação do MPPE da sexta-feira (20) foi assinada por cinco promotores pernambucanos. Na primeira página, o documento diz que o inquérito policial que apura a lavagem de dinheiro resultou no indiciamento de 22 pessoas. Na lista, consta o nome de batismo de Gusttavo Lima: Nivaldo Batista Lima (Gusttavo é nome artístico).

No processo que tramita no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o cantor é citado como "terceiro interessado", não como parte ou como investigado, enquanto a empresa dele, Balada Eventos e Produções, aparece como investigado(a).

O indiciamento ocorre quando o delegado de polícia conclui que há indícios de crime associado a uma pessoa. O indiciamento é, então, o encaminhado do caso ao Ministério Público. Se entender que há provas, o MP denuncia realiza a denúncia à Justiça.

O que diz a manifestação do MPPE?

Na manifestação do MPPE que o g1 teve acesso, os promotores pernambucanos citam Gusttavo Lima por ser dono da empresa Balada Eventos e Produções. A companhia possuía um jato Cessna Aircraft que foi comprado pela Vai de Bet, empresa de José André da Rocha Neto.

O documento diz que o mesmo avião havia sido adquirido por Darwin Henrique da Silva Filho, dono da Esportes da Sorte, e um dos investigados na operação.

No início de setembro, a aeronave foi apreendida durante a Operação Integration e R$ 20 milhões foram bloqueados nas contas da Balada Eventos. Na época, o cantor disse não ter "nada a ver com o jato" e que era "loucura incluir a sua empresa na investigação por lavagem de dinheiro".

Agora, o MPPE pede que o processo seja remetidos para Campina Grande, na Paraíba, onde a Vai de Bet é sediada. No entendimento dos promotores pernambucanos, cabe ao MP do estado avaliar se houve algum crime nas negociações entre a empresa de Gusttavo Lima e a Vai de Bet.

O MPPE também recomendou que seja julgado em Campina Grande o envolvimento dos empresários Thiago Lima Rocha e Rayssa Ferreira Santana Rocha, donos da empresa Zelu Brasil Facilitadora de Pagamentos.

Eles foram incluídos na investigação por recebimento de valores da Esportes da Sorte "sem a demonstração da correlação entre essas transferências e os delitos investigados nos autos". A Zelu Brasil Facilitadora de Pagamentos também realizou transferências bancárias para a Vai de Bet, que não estão detalhadas no documento ao qual o g1 teve acesso.

Apesar de indicar que Thiago e Rayssa receberam nas pessoas recursos da Zelu e apresentaram "incompatibilidades entre os rendimentos declarados e as movimentações bancárias", o MPPE também entendeu que a questão deve ser investigada na Paraíba.

O g1 entrou em contato com os advogados de Gusttavo Lima, da empresa Balada Eventos e Produções, mas não recebeu resposta até a última atualização dessa reportagem.

O g1 também solicitou posicionamentos às defesas da Vai de Bet, de José André da Rocha Neto, da empresa Zelu Brasil Facilitadora de Pagamentos e dos seus sócios, Thiago Lima Rocha e Rayssa Ferreira Santana e também não recebeu um retorno até a última atualização dessa reportagem.

« Voltar

EXPECTATIVA

Primavera começa hoje e deve trazer temperaturas extremas

INVESTIGAÇÃO

Funcionários do Numol são investigados por suspeita de vazarem vídeos de corpo da criança morta pela mãe

Veja também...

Dieimi Sherllon

Dieimi Sherllon com seu jeitinho encantador!

LONGEVIDADE

Brasileira é a 2ª pessoa mais velhas do mundo; conheça

EM QUEDA

Patos pode ser afetada com umidade do ar em 12% neste domingo