Compartilhe

Brasileiros deportados dos EUA chegam algemados e com pés acorrentados ao Brasil

Por O Globo    Sábado, 25 de Janeiro de 2025


Um vídeo, realizado pela Agência Cenarium, mostra os brasileiros deportados dos EUA chegando algemados e com os pés acorrentados no aeroporto de Manaus, nesta sexta (24). Andando em fila pela pista de pouso, eles foram recepcionados por agentes da Polícia Federal. O avião, com 158 passageiros, iria originalmente até Minas, mas, devido a problemas técnicos, pousou em Manaus.

 
  •  

Brasileiros deportados dos EUA chegam algemados e com pés acorrentados ao Brasil

 

No vídeo, é possível ver as pessoas andando com dificuldades. Alguns optaram por tampar seus rostos com camisas ou casacos.

O voo que saiu dos EUA tinha como destino o Aeroporto de Confins, em Minas, mas por causa de problemas técnicos precisou pousar em Manaus. Neste sábado (25), um avião da FAB foi enviado à capital do Amazonas para levá-los até Belo Horizonte

Segundo nota do Ministério da Justiça, por orientação do ministro Ricardo Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e determinou às autoridades e representantes do governo norte-americano a imediata retirada das algemas. "O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros", afirma a pasta.

A PF informou que os brasileiros que chegaram algemados foram imediatamente liberados dos objetos. "A Polícia Federal proibiu que os brasileiros fossem novamente detidos pelas autoridades americanas." Ainda segundo a corporação, os passageiros foram acolhidos e acomodados na área restrita do aeroporto, onde receberam bebida, comida, colchões e tiveram acesso a banheiros com chuveiros.

Ainda de acordo com o Ministério da Justiça, ao tomar conhecimento da situação dos brasileiros, "Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até o destino final, de modo a garantir que possam completar a viagem com dignidade e segurança."

"O Ministério da Justiça e Segurança Pública enfatiza que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis", afirma a nota.

« Voltar

DE VOLTA

'Uma tortura': brasileiros relatam agressões e humilhações durante voo

DESTAQUE

Lula determina que brasileiros deportados pelos EUA não sejam algemados e acorrentados

Veja também...

VIOLÊNCIA

Adolescente é morto a tiros no São Sebastião, em Patos

PARAIBANO 2025

Esporte e Nacional de Patos medem forças no clássico patoense após 5 anos

VIOLÊNCIA

Mais de 20 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2024 na Paraíba