Compartilhe

TCE-PB concederá ao deputado Hugo Motta a Medalha Cunha Pedrosa

Por Assessoria    Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2025


O deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, e o artista plástico, Flávio Tavares, foram homenageados pelo Conselho do Tribunal de Contas do Estado com a concessão da “Medalha Cunha Pedrosa” – a mais alta honraria da Corte, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em favor do fortalecimento do TCE em sua missão institucional.

As propostas de resolução foram feitas durante a sessão ordinária do Tribunal Pleno, nesta quarta-feira (26), respectivamente, pelo presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, e pelo procurador geral Marcílio Toscano da Franca, iniciativa que também foi subscrito pelo conselheiro Fernando Rodrigues Catão, para quem, Flávio Tavares tem demonstrado, ao longo da vida, seu compromisso com a valorização da cultura paraibana e nordestina.

hugo-motta (3)

O conselheiro Fábio Nogueira justificou a iniciativa ao destacar a ascensão do jovem deputado Hugo Motta, que aos 35 anos de idade, assume a presidência da Câmara dos Deputados, em seu quarto mandato, o que representa um feito inédito para o Estado. Por outro lado, demonstra uma inegável capacidade de diálogo, e recentemente, manifestou seu interesse em reunir-se com os presidentes dos tribunais de contas do País para discutir questões importantes e relevantes para o fortalecimento do sistema tribunais de contas.

Quanto ao artista plástico Flávio Tavares, Marcílio Toscano lembrou a passagem dos 75 anos do artista, e sua qualificada trajetória marcada por uma produção artística singular, destacando a cultura regional, “a memória afetiva de nossa sociedade e a identidade do povo paraibano. Seu trabalho é amplamente reconhecido em elogiadas exposições nacionais e internacionais, evidencia uma técnica refinada e uma expressividade marcante”, disse.

O procurador enfatizou ainda que a arte de Flávio Tavares tem um imenso valor estético e constitui um importante registro histórico e social, o que justifica plenamente a homenagem ora proposta. “Em particular, as obras pictóricas do mestre Flávio Tavares no acervo do Tribunal de Contas do Estado, Acrescenta que as obras “Canaã – Terra das Riquezas” (2010) e “Porto da Saudade” (2002), não apenas demonstram o reconhecimento institucional de seu indiscutível valor artístico, mas também contribuem para o embelezamento do ambiente e estimulam a criatividade de todos os que compõem o TCE.  

 Medalha Cunha Pedrosa –  É a mais expressiva condecoração do TCE-PB. Foi instituída por meio da Resolução 22/84, de 27/12/1984, em homenagem a Pedro da Cunha Pedrosa. Paraibano de Umbuzeiro, ele se destacou, nacionalmente, no Poder Judiciário e no Parlamento, onde exerceu mandatos de Deputado e Senador da República. Foi o primeiro paraibano a ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (1923/1931). Cunha Pedrosa bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Recife, em 1885, ano em que iniciou atuação como Promotor Público de Timbaúba (PE).

« Voltar

EDUCAÇÃO

Paraíba tem 3º maior percentual de adultos sem instrução ou ensino fundamental do Brasil

APROVADO

Patos terá o Dia Municipal de Conscientização do Diagnóstico Precoce da Esclerose Múltipla

Veja também...

MERCADO

Governo Federal convoca empresários para discutir preço dos alimentos

NO SERTÃO

Preso maior traficante de drogas da região de Princesa Isabel

EDUCAÇÃO

Nível de instrução das mulheres é maior do que dos homens em todas as faixas etárias na Paraíba