O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, ressaltou nesta segunda-feira (21) o impacto da liderança do Papa Francisco e afirmou que espera uma continuidade na condução da Igreja Católica. Em entrevista à imprensa, ele pediu que o sucessor de Francisco mantenha os princípios defendidos durante seu pontificado.
“Pedimos a Deus que o próximo papa siga as pegadas do papa Francisco”, declarou Dom Delson ao comentar a trajetória do pontífice argentino, falecido nesta segunda-feira aos 88 anos.
Durante a entrevista, Dom Delson relembrou que Francisco inspirou-se em São Francisco de Assis, patrono da ecologia e defensor dos pobres. Segundo ele, essa escolha não foi apenas simbólica, mas refletiu a postura do papa em diversas ações ao longo dos últimos anos. “Procurou estar mais próximo dos pobres diante da realidade desafiadora dos mais sofredores. Esse legado com certeza vai permanecer na Igreja, inspirando nas novas ações e, quem sabe, o próximo pontificado”, afirmou.
O arcebispo também sublinhou a singularidade da liderança de Francisco, que foi o primeiro papa jesuíta e o primeiro a vir da América Latina. Para ele, essas características influenciaram diretamente a forma como o pontífice lidou com os desafios contemporâneos da Igreja.
“Deixa uma marca bonita, de grande alegria, serenidade e compromisso com a renovação da Igreja”, disse Dom Delson.
O novo pontífice deverá ser escolhido entre os cerca de 135 cardeais com menos de 80 anos, conforme previsto pelas normas da Santa Sé.
« Voltar