Compartilhe

Denúncia de vereador de Patos no MP pode prejudicar centenas de famílias carentes da cidade

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quinta-Feira, 27 de Junho de 2024


O vereador Josmá Oliveira da Nóbrega (MDB) protocolou, junto ao Ministério Público Eleitoral da Paraíba, uma Notícia de Fato de Nº 001.2024.046653, requerendo que a Prefeitura de Patos seja impedida de fazer o pagamento dos valores do Cartão PAI (Cartão do Programa de Atenção à Primeira Infância) – PAI, que destina 100 reais mensalmente a mais de 800 famílias carentes patoenses. Não satisfeito, o parlamentar também requereu o cancelamento das entregas dos óculos para os alunos das escolas municipais dentro do Programa Novos Olhares.

Em sua denúncia, o parlamentar alega que “o Prefeito Nabor Wanderley, se utiliza da máquina pública para promoção pessoal e eventos públicos com entregas de óculos, cartão do programa PAI e outros, além de utilizar vídeos de eventos e ambientes da máquina pública para promoção pessoal nas suas redes sociais e, com isso, prospectar a sua imagem como pré-candidato a prefeito. Caso o prefeito seja pré-candidato, isso causa confusão na cabeça do eleitorado, e com isso, lhe dando grande vantagem diante dos pretensos candidatos opositores.”

A peça pede a “avaliação ministerial afim de apurar a possível existência de irregularidades, caso existam irregularidades, fazer cessar de imediato.”

Imagem do WhatsApp de 2024-016.38.52_19f863dc

Em despacho, o promotor de Justiça do Ministério Público Eleitoral, Diogo D’Arolla Pedrosa Galvão, estipulou o prazo em até 10 (dez) dias, para envio, se houver, de cópia da lei municipal (e sua regulamentação) que disciplina a doação de bens e serviços a pessoas carentes do município.

Caso a decisão seja a favor do requerente, centenas de famílias de Patos ficarão sem auxílio de assistência financeira, de saúde, educação, assistência social e outros componentes capazes de dá mais qualidade de vida a recém-nascidos, bem como alunos da Rede Municipal que há anos participam do Programa Novos Olhares, uma parceria das Secretarias de Educação e Saúde, poderão ficar sem os benefícios do programa.

Em contato com a reportagem, o procurador Geral do Município, Aleksandro de Lacerda, disse que a gestão está baseada em leis, sendo feito tudo dentro da legalidade. “Desta forma, o que se percebe é que o mesmo se mostrou contra as crianças carentes do nosso município, principalmente aquelas que estudam nas escolas públicas municipais, e que receberem gratuitamente pelo município os óculos. Todos têm conhecimento de que a deficiência visual, a necessidade de utilização de óculos, é um fator muito importante na aprendizagem e obedecendo os programas nacionais, o município faz essa doação, além de que temos também no município lei municipal, desde o ano de 2001, a Lei 3.164, que permite que o município possa fazer a doação de bens ou serviços para as comunidades e pessoas carentes”, disse ele.

Para o procurador, “nada mais plausível do que aquelas crianças carentes que estudam na Rede Pública Municipal de Ensino receberem este auxílio para melhorar sua saúde. A denúncia, além de ser contra a doação destes óculos, ela também é contra que as gestantes que também carentes, aquelas que se submetem àquele critério de avaliação, estão registradas no CadÚnico recebam o Cartão Pai, ou seja, o vereador apresentou a denúncia para que essas mães e essas crianças, elas realmente com essas necessidades, que estão recebendo do município, se demonstrando, se mostrando contra esse benefício para a população carente. Além de todos os projetos de lei votados em favor do povo, em favor do servidor público, de autoridade executiva, onde o vereador sempre votou contra, ele realmente se mostra nesse momento mais uma vez contra a população, apresentando a denúncia para que suspenda-se os efeitos ou que cessem esses serviços feitos pela Prefeitura Municipal de Patos.”

O que é o Novos Olhares

Novos Olhares é uma iniciativa da Prefeitura de Patos, por meio das secretarias de Saúde e Educação, que tem o objetivo de melhorar a saúde visual e o desempenho escolar das crianças da rede pública municipal. O projeto oferece avaliação de acuidade visual, exame oftalmológico e entrega gratuita de óculos para os alunos que precisam de correção visual.

964838b3cd2b34a147cf4d7c734e3bc9

O projeto já atendeu mais de 3.000 alunos de 45 escolas municipais com exames, e entregou óculos para cerca de 900 alunos que foram diagnosticados com problemas visuais.

08d3477da50a9233c0edda4f6205859b

O projeto Novos Olhares conta com a participação da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e PAI (Programa de Atenção à Primeira Infância). O projeto visa dar mais qualidade de vida às crianças da rede municipal de ensino, melhorando o processo de aprendizagem.

O que é o PAI

O Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI) foi criado por meio da Lei N° 5.542/2021 – sendo executado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, com apoio de toda a gestão pública municipal, dando assistência hoje a mais de 900 famílias, por meio da assistência integral às gestantes, sobretudo as que vivem em situação de vulnerabilidade social.

WhatsApp-Image-2022-04-13-at-08.54.21

Todas as famílias patoenses serão beneficiadas pelo PAI, a diferença é no tocante às gestantes cadastradas no CadÚnico, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Essas terão direito a um auxílio alimentar por meio de um cartão do PAI. Esse auxílio será concedido a partir dos três meses de gestação e até os dois anos de idade das crianças, para auxiliar na boa qualidade da amamentação.

O município de Patos recebeu em 31 de agosto de 2022, menção honrosa pelo Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI durante o 2º Prêmio Prioridade Absoluta – Eixo Medida Protetivas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça.

954CB4CA-003A-497E-9E53-D002EC0FD5A9

« Voltar

MUDANÇAS

Lula diz que fará ajuste fiscal 'necessário', mas não 'em cima do pobre'

LUTO

Empresário Antônio Monteiro, um dos fundadores do Unifip, morre em Patos aos 87 anos

Veja também...

FÉ E DEVOÇÃO

São Pedro: conheça história e as tradições em torno do santo

ALERTA GERAL

Procurador de Patos alerta para prazos de desincompatibilização de servidores para concorrer às eleições

BRASILEIRÃO

Em pontas opostas da tabela, Vasco e Botafogo fazem clássico; times