Áreas do Parque Nacional da Serra do Teixeira, mais precisamente na zona rural de Mãe d’Água, está sendo consumida por um incêndio florestal de grandes proporções que teve início na tarde desta quarta-feira, 25 de dezembro, e está se espalhando rapidamente pela Região Metropolitana de Patos.
As chamas, visíveis a quilômetros de distância, estão consumindo a vegetação seca característica do semiárido, agravando a situação em um período marcado pela estiagem. Moradores relatam preocupação com a possibilidade de o fogo atingir fazendas, sítios e outras propriedades localizadas nas áreas de difícil acesso.
O incêndio ameaça não apenas a vegetação do Parque Nacional, mas também a biodiversidade local e a segurança dos moradores. Especialistas apontam que a vegetação seca, comum nesta época do ano, e os ventos fortes estão contribuindo para a rápida propagação do fogo. A origem do incêndio ainda é desconhecida, mas a hipótese de ação humana, acidental ou intencional, não está descartada.
A ocorrência do incêndio foi repassada ao 4º BBM e ao gestor do Parque Nacional da Serra do Teixeira, para que seja montada uma operação de combate.
« Voltar