Compartilhe

Vereadora Fátima Bocão relata luta para conseguir medicação para pacientes com esclerose múltipla

Por Girleide Vilar - Patos Online    Sábado, 22 de Fevereiro de 2025


Durante sessão desta quinta-feira (20) na Câmara Municipal de Patos, a vereadora Fátima Bocão (Republicanos) fez um desabafo sobre as dificuldades enfrentadas por pacientes com esclerose múltipla, doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. Ela revelou que vive essa realidade dentro de casa, pois um familiar próximo foi diagnosticado e enfrenta obstáculos para conseguir a medicação necessária.

Fátima relatou que, há quase dois meses, vem travando uma batalha judicial para garantir o fornecimento do remédio, que deveria ser distribuído pelo Estado. Segundo a parlamentar, a única forma de obter o medicamento foi acionando a Justiça, e não por influência política.

"Quem tem alguém na família passando por isso sabe o quanto é difícil. O diagnóstico precoce é uma ferramenta poderosa, pois oferece mais chances de tratamento e qualidade de vida. Mas precisamos garantir que os pacientes tenham acesso à medicação sem precisar recorrer à Justiça", afirmou.

Na mesma sessão, a vereadora apresentou um projeto de lei para instituir o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre a doença e reforçar a importância de diagnósticos e tratamentos acessíveis.

Fátima Bocão fez um apelo aos órgãos de saúde para que o fornecimento dessas medicações seja desburocratizado, garantindo que os pacientes não precisem lutar por um direito que deveria ser assegurado sem obstáculos.

« Voltar

SAÚDE

Médicos dizem que Papa Francisco ainda não está curado

NO SERTÃO

Junior Contigo destaca investimentos na educação da Zona Sul com construção da quadra

Veja também...

NO SERTÃO

Farmacêutica de 34 anos é morta a facadas em Patos; ex-companheiro é preso em flagrante

DECIDIDO

STF confirma competência de guardas municipais para fazer policiamento

DECLARAÇÃO

Lula diz que tem obsessão com alimento barato para população