Compartilhe

'Pedir anistia é prova de culpa', diz Lula, sobre Bolsonaro

Por Brasil 247    Quinta-Feira, 27 de Março de 2025


Ao encerrar sua visita oficial de três dias ao Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os pedidos de anistia apresentados por aliados de Jair Bolsonaro são uma confissão indireta de culpa. “Todo mundo sabe o que aconteceu. Ele sabe o que cometeu, só ele sabe. E sabe que não foi correto. E pedir anistia é prova de culpa”, disse o presidente, referindo-se ao processo que tornou réus o ex-presidente e seus aliados por tramarem um golpe de Estado após a eleição de 2022.

Lula ressaltou que não se trata de julgar uma pessoa, mas sim uma tentativa concreta de rompimento da ordem constitucional: “Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado, é uma tentativa de golpe de Estado que está sendo julgada.” Ele também lembrou que, em 2018, foi impedido injustamente de disputar a eleição e que espera que os envolvidos agora desfrutem da presunção de inocência que lhe foi negada à época.

 

Durante a entrevista, o presidente também refletiu sobre os riscos crescentes de uma nova Guerra Fria, provocada pela escalada de tensões entre Estados Unidos e China. Sem citar diretamente os líderes das potências, Lula criticou o avanço do protecionismo e a hipocrisia de antigos defensores do livre mercado. “Os mesmos que defendiam a globalização, hoje comprometem as relações geopolíticas com medidas protecionistas”, disse.

A visita ao Japão resultou em mais de 80 acordos entre os dois países, abrangendo áreas como tecnologia, intercâmbio acadêmico e comércio. Lula destacou a importância do multilateralismo e a necessidade de incluir representantes da sociedade e dos trabalhadores na construção de uma nova economia sustentável, como ocorreu no G20 Brasil e ocorrerá nas próximas reuniões do Brics e na COP 30, em Belém.

Sobre a recepção japonesa, Lula foi enfático: “Um aprendizado civilizatório”, elogiando o comportamento respeitoso e acolhedor dos anfitriões. Ele também expressou preocupação com o descumprimento de tratados ambientais como o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris, e criticou os negacionistas climáticos que, segundo ele, “desprezam os alertas insistentes dos cientistas”.

Provocado a comentar sobre a derrota da Seleção Brasileira por 4 a 1 para a Argentina nas Eliminatórias da Copa de 2026, Lula desconversou e agradeceu pela ausência de perguntas sobre o tema. “Eu não saberia dizer o que está acontecendo”, afirmou, encerrando a coletiva com bom humor.

Após a visita ao Japão, a comitiva presidencial segue viagem ao Vietnã, com foco em ampliar parcerias comerciais e estratégicas com o Sudeste Asiático. Confira a entrevista:

« Voltar

ESTUDO

Pesquisa encontra bactéria que causa brucelose em trabalhadores de abatedouros da Paraíba

PESQUISA

Mulheres ocupam mais de 57% dos cargos de liderança do Judiciário paraibano

Veja também...

CUIDADO

Anvisa suspende interdição de pasta, mas mantém alerta

EXPECTATIVA

Receita Federal espera receber 496 mil declarações do IR na Paraíba

EM BRASÍLIA

Bolsonaristas usam projeto de anistia como 'moeda de troca'