Os ciclistas profissionais, Francisco Guedes, 49 anos, e Francisco Praxedes, 63 anos, continuam em sua peregrinação a bordo de duas bicicletas rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo.
Nesta sexta-feira (11), eles completam onze dias de viagem e chegam a metade da viagem praticamente. Ontem, dia 10, completou o 10° dia de viagem quando os aventureiros iriam completar os 1.300 km pedalados. Na última quarta-feira, eles chegaram ao Estado de Minas Gerais.
Nesses dias de peregrinação pelas estradas do Brasil, os Franciscos deverão percorrer cerca de 2.700 km entre Patos e Aparecida. O objetivo é agradecer a proteção divina recebida e o combustível que os move é a fé.
Quando saíram do estado da Bahia, o acúmulo de subida chegou a 14 mil metros, isso é equivalente a subir a quase dois picos Everest.
Francisco Guedes é de Patos e é 3º sargento da Polícia Militar lotado em Ouro Branco, no Rio Grande do Norte. Já Francisco Praxedes é professor de Educação Física aposentado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e proprietário de uma academia de musculação em Catolé do Rocha, Paraíba. Ambos são colegas de pedal em Patos e juntos alimentaram o sonho do maior pedal de suas vidas.
No fim de semana anterior, eles haviam passado por um dos tantos desafios enfrentados na estrada. Praxedes havia quebrado um dente e, após muita dor, precisou receber atendimento odontológico em plena madrugada. Para isso, foi necessário o apoio e o conhecimento dos colegas de pedal que ficaram em Patos dando todo o suporte necessário.
A previsão é que eles cheguem ao Santuário de Aparecida somente no dia 23 de abril. Até lá, eles ainda terão que percorrer muitas distancias, passando pela gigante Bahia, Minas Gerais, beirando o estado do Rio de Janeiro, até chegar ao destino final, no estado de São Paulo onde farão o caminho da fé, iniciando em Águas de Prata, SP, passando pela Canção Nova, em Cachoeira Paulista, pela a residência de São Frei Galvão – primeiro santo brasileiro, em Guaratinguetá – até chegar ao Santuário Nacional, em Aparecida, onde, aos pés da pequena imagem da Virgem Maria, prometem consagrar suas vidas, a dos seus familiares e amigos.
Quanto ao retorno para Patos, quando questionados pelos apresentadores José Filho e Márcio Costa, foram enfáticos em responder: “será de carro”, concluíram.