Compartilhe

Transferência do padre Fabrício Timóteo revolta fiéis na Paraíba; sacerdote é rebaixado a auxiliar

Por Lucas Izídio - Click PB    Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2024


O padre Fabrício Timóteo foi transferido da função de administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Taperoá, para ser vigário na Paróquia de Santana, no município de Santana dos Garrotes. A decisão da Diocese de Patos, no Sertão paraibano, não agradou e está incomodando fiéis e amigos do sacerdote. O caso repercute nesta quarta-feira (30).

Nas redes sociais, o padre que é famoso e acumula 270 mil seguidores somente no Instagram, compartilhou um vídeo em que fala de mudanças. A publicação tem a seguinte legenda: “tudo muda! Tudo passa! Tudo tem um propósito! Tudo caminha para o bem dos que amam a Deus! Força e coragem para todos!”

No vídeo, o padre cita uma mensagem sobre momentos de dor. “Nos momentos mais difíceis, mais dolorosos da sua vida, de maior tristeza, você deve dizer: ‘aqueles que semeiam entre lágrimas colherão com alegria. A tristeza será transformada em alegria. O pranto, o choro, em canções, em exultações na presença do Senhor.”

Confira aqui o comunicado sobre os padres transferidos

No programa Arapuan Verdade desta quarta (30), como acompanhou o ClickPB, o apresentador Nilvan Ferreira disse que o padre Fabrício fica em Taperoá até dezembro e, em janeiro, já estará na Igreja Católica em Santana dos Garrotes.

Diocese de Patos se manifestou

As transferências foram assinadas pelo bispo Dom Eraldo da Silva. Após a repercussão do caso, a Diocese de Patos emitiu comunicado no qual diz que a transferência de padres é um ato comum.

“O Processo de transferência de padres de uma paróquia para outra é um ato comum, previsto pelo Direito Canônico e que ocorre por diversos motivos, tendo em vista a vida eclesial e as necessidades pastorais. Tais mudanças partem da autoridade episcopal, mas não se caracterizam por gestos de arbitrariedade do bispo diocesano, uma vez que são avaliadas pelo Conselho Presbiteral (formado por bispo e padres) e apresentadas com antecedência, para consenso, aos padres transferidos.”

Em outro trecho, a Diocese de Patos menciona que “todo processo de mudança traz consigo desafios”.

“É certo que todo processo de mudança traz consigo desafios, e em se tratando de uma transferência de sacerdotes para novas paróquias ou funções, pode ocasionar tristeza por parte dos que com eles conviveram e usufruíram de seus pastoreios. Mas, é preciso recordar que, os dons e talentos destes mesmos padres serão fecundados em outros lugares, que deles precisam, auxiliando na edificação do Reino de Deus, que como a semente de mostarda e a porção do fermento, fazem crescer e germinar vida nova para inúmeras pessoas.”

13 padres

No total, 13 padres serão transferidos a partir de 2025, mas a transferência do padre Fabrício foi a que mais chamou a atenção dos fiéis. Ele, além de ser famoso nas redes sociais, é conhecido por realizar missas de cura e libertação e outras cerimônias especiais que estimulam a fé dos católicos da região, o que tem feito a notícia da transferência dele causar impacto nos seus admiradores.

“Tais mudanças partem da autoridade episcopal, mas não se caracterizam por gestos de arbitrariedade do bispo diocesano, uma vez que são avaliadas pelo Conselho Presbiteral (formado por bispo e padres) e apresentadas com antecedência, para consenso, aos padres transferidos”, diz, ainda, o comunicado da Diocese de Patos.

 

Documento da Diocese de Patos sobre transferências de padres

diocese, patos, padre fabrício

« Voltar

INUSITADO

Nua, mulher invade o Planalto para ser ouvida por Lula e Alckmin

NA PARAÍBA

TCE-PB alerta prefeitos sobre prazo para envio da LDO 2025

Veja também...

APROVADO

João Azevêdo avaliza Hugo Motta para presidência da Câmara

NO SERTÃO

[VÍDEOS] Operação destrói cerca de 60 mil pés de maconha cultivados em fazenda em Malta

DISPUTA

Podemos anuncia apoio à candidatura de Hugo Motta para presidência da Câmara Federal