Compartilhe

Veja o momento em que corpo do papa Francisco chega à Basílica de São Pedro

Por G1    Quarta-Feira, 23 de Abril de 2025


Cardeais e autoridades do Vaticano fizeram uma procissão nesta quarta-feira (23) para encaminhar o corpo do papa Francisco até a Basílica de São Pedro. A condução foi feita com um momento de oração presidida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Católica, função de uma espécie de ajudante do papa.

O translado começou às 4h, no horário de Brasília. A procissão seguiu pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos até chegar à Praça de São Pedro. O corpo do papa Francisco, então, entrou na Basílica pela porta central. A procissão incluiu cardeais solenes, prelados e guardas suíços escoltando o pontífice.

Morte do papa Francisco:

Veja o momento da chegada na Basílica:

Momento em que corpo do papa chega até Basílica de São Pedro

Momento em que corpo do papa chega até Basílica de São Pedro

No altar da confissão, o cardeal camerlengo conduziu uma pequena Liturgia da Palavra, que é composta por leituras da Bíblia, abrindo depois o espaço para visita ao corpo do papa. Cardeais, então, fizeram suas despedidas. O rito foi concluído com o canto da Salve Regina, um hino mariano que começa com 'Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia'.

Segundo o Vaticano, mais de 20 mil pessoas estiveram presentes ao longo da cerimônia, desde cardeais, até o público na Praça São Pedro (assista o translado completo aqui).

Corpo do papa Francisco é levado em procissão. — Foto: Reprodução

 

Corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro. — Foto: Alessandro Di Meo / POOL / AFP

Corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro. — Foto: Alessandro Di Meo / POOL / AFP

Corpo do papa Francisco passa no meio da multidão de fiéis na praça São Pedro. — Foto: Reprodução

Corpo do papa Francisco passa no meio da multidão de fiéis na praça São Pedro. — Foto: Reprodução

Corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro. — Foto: Reprodução/Vatican Media

Corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro. — Foto: Reprodução/Vatican Media

 

Corpo do papa Francisco sendo levado até a Basílica de São Pedro. — Foto: Reprodução

Corpo do papa Francisco sendo levado até a Basílica de São Pedro. — Foto: Reprodução

A visita ao corpo do papa será possível nos seguintes horários (no horário de Brasília):

 

  • das 6h às 19h de quarta-feira;
  • Das 2h às 19h de quinta-feira;
  • e das 2h às 14h de sexta-feira.

 

Segundo o Vaticano, o funeral ocorrerá ao ar livre em frente à Basílica de São Pedro no sábado a partir das 5h, no horário de Brasília. O decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, conduzirá a cerimônia. Ele também será responsável pela Santa Missa Exequial, celebração litúrgica apenas para a morte de pontíficies.

No final do funeral, Giovanni fará a recomendação final - uma oração de encerramento onde o papa será formalmente confiado a Deus - e o corpo será levado para Santa Maria Maior para o sepultamento.

 

Quais foram as causas da morte?

 

As causas da morte do papa Francisco foram insuficiência cardíaca e um AVC. Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, dessa segunda (21).

No domingo de Páscoa (20), ele abençoou milhares de fiéis na Praça de São Pedro, mas não celebrou a missa. Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, e foi o primeiro pontífice latino-americano da história. Ele também foi o primeiro papa da era moderna a assumir o posto depois da renúncia do antecessor, Bento 16. Francisco comandou a Igreja Católica ao longo de quase 12 anos.

 

Como é tradição, o funeral do papa começa na Basílica de São Pedro. O corpo de Jorge Mario Bergoglio ficará exposto para visitação e oração dos fiéis a partir de quarta-feira (23). O funeral termina com a missa de corpo presente, na Praça de São Pedro.

 

O que disse o testamento?

 

O papa Francisco expressou o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em seu testamento divulgado pelo Vaticano. O único desejo expresso no documento diz respeito à sepultura. O local onde Francisco deve ser enterrado foi frequentado pelo pontífice sempre após internações e antes e depois de suas viagens apostólicas.

 

'Peço que meu túmulo seja preparado no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da Basílica de Santa Maria Maggiore. O túmulo deve ser enterrado; simples, sem decoração especial e com a única inscrição: Franciscus', escreveu.

 

Francisco começa o testamento dizendo que sentia que se aproximava o ocaso da vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna. No testamento, Francisco deixou orientações claras sobre o sepulcro, que deve estar na terra, simples, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus. Ele pediu que seus restos mortais fossem acomodados na lateral da basílica, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza. Outros cinco papas estão seupultados no local: Clemente VIII, Clemente IX, Paulo V, Sixto V, Pio V, Nicolau IV e Honório III.

Em suas últimas palavras, o papa expressou um profundo sentimento de sofrimento, que, segundo relatou, ofereceu a Deus pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos. A sua última visita à basílica ocorreu logo após uma internação no Policlínico Gemelli, em 23 de março.

Confira abaixo a íntegra do testamento do papa Francisco:

'Sentindo que o fim da minha vida terrena se aproxima e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade somente quanto ao local do meu sepultamento.

Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.

Desejo que a minha última viagem terrena termine precisamente neste antigo santuário mariano, onde ia rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, para confiar com confiança as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe o seu dócil e maternal cuidado.

Peço que meu túmulo seja preparado no nicho da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani ) e a Capela Sforza da mencionada Basílica Papal, conforme indicado no documento anexo.

O túmulo deve estar na terra; simples, sem decoração particular e com a única inscrição: Franciscus .

As despesas para a preparação do meu sepultamento serão cobertas pela quantia do benfeitor que providenciei, para ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maggiore e sobre a qual dei instruções oportunas a Mons. Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Libérico.

Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me amaram e continuarão a orar por mim. Ofereci ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos'.

 
« Voltar

NOVIDADE

Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça

TRÁGICO

Criança cai do 6º andar de edifício em Patos e é socorrida em estado grave

Veja também...

TRÁGICO

Adolescente que caiu de 6º andar de edifício em Patos sofreu trauma na cabeça e lesões pelo corpo, informa HI

NOVIDADE

Comissão da Câmara aprova porte de arma para oficiais de justiça

EM QUEDA

Empate na Sul-Americana expõe buracos no elenco do Vasco; análise