Compartilhe

Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional

Por Redação 40 Graus    Domingo, 17 de Novembro de 2024


Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia – que em 2024 será na próxima quarta-feira, que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data relembra a luta dos escravos e a morte de Zumbi, que comandou o Quilombo dos Palmares, e foi morto em 20 de novembro de 1695.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Ele comandou o Quilombo dos Palmares, e foi morto em 20 de novembro de 1695. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

Desde 2003, as escolas são obrigadas a incluir o ensino de história e cultura afro-brasileira na grade curricular. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra.

Até 2023, a data era feriado apenas nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, e em de cerca de 1.200 cidades através leis municipais, o que representava 29% do território brasileiro. No Distrito Federal, o dia era considerado ponto facultativo para algumas áreas da administração pública.

« Voltar

ESTATÍSTICAS

Único distrito de Patos, Santa Gertrudes tem quase 2 mil habitantes, aponta IBGE

EDUCAÇÃO

Governador inaugura Escola Cidadã em Santa Luzia

Veja também...

POLÊMICA

Janja cobra regulação das redes e xinga bilionário Elon Musk

PREOCUPANTE

Entenda como os problemas financeiros do Lyon podem afetar o Botafogo

SORTUDOS

Patos tem 2 apostas premiadas com quase R$ 1 mil na Mega-Sena