O Palmeiras de Abel Ferreira se caracterizou por ser uma equipe que não desiste seja lá qual for a situação ou resultado dentro do jogo. Em 2024, porém, esse espírito se mostrou mais distante em diversos momentos decisivos da temporada. Mas na última quarta-feira tudo pode ter mudado (mais uma vez).
Com um gol de Flaco López aos 44 minutos do segundo tempo, o Palmeiras virou sobre o Bahia, na Arena Fonte Nova, e reativou o modo "acreditar até o fim".
O torcedor palmeirense reviveu momentos que fizeram desse time um colecionador de títulos nos últimos anos e aumentou ainda as esperanças de que o tricampeonato do Brasileirão é possível.
Jogadores do Palmeiras comemoram vitória em Salvador — Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Essa sensação não foi nem de perto pela atuação nos 90 minutos. O Verdão fez uma partida muito abaixo do que está acostumado. Um jogo coletivo repleto de erros e jogadas individuais nada inspiradas. Mas nada disso importou na última quarta.
O Palmeiras teve o mais importante para conseguir os três pontos que em certo momento pareciam improváveis: resiliência.
Sem Estêvão e Richard Ríos, suspensos, Abel Ferreira optou por colocar Dudu como titular no lado esquerdo do ataque, Felipe Anderson na direita e Rony de centroavante. No meio de campo, Raphael Veiga foi o segundo volante. O time teve muitas dificuldades.
Sem conseguir criar, o Verdão viu o Bahia ser muito superior nos primeiros 30 minutos. O gol foi inevitável. Aos 26, Lucho Rodríguez recebeu na entrada da área e finalizou no canto de Weverton para abrir o placar. Jean Lucas ainda teve outra ótima oportunidade, aos 37, mas parou no goleiro palmeirense.
Bahia x Palmeiras na Arena Fonte Nova — Foto: Letícia Martins / E.C Bahia
Em Salvador, porém, a maré parece ter virado completamente para o Palmeiras. Se na maioria dos jogos na temporada a equipe criou muito e converteu pouco, na última quarta criou pouco e fez o suficiente.
No primeiro chute em direção ao gol, o Verdão empatou. Aos 40 minutos, Veiga usou sua experiência para ajeitar a bola na distância que mais lhe agradava em uma falta frontal e mandou no ângulo.
Era o que o Palmeiras precisava para voltar mais tranquilo e organizado para a etapa final. Mesmo sem alterações no time, o Verdão teve mais paciência para tocar a bola e controlou o ímpeto do Bahia, que vinha pressionado de cinco jogos sem vencer.
Abel passou a fazer alterações em busca de melhora, mas por alguns momentos tudo ficou bagunçado, o que fez o time baiano crescer e fez o Verdão flertar com a derrota duas vezes. Primeiro aos 34 minutos, quando Biel fez linda jogada com Cauly e teve tudo para marcar, mas isolou cara a cara com Weverton. Aos 39, Jean Lucas chegou a marcar o 2 a 1, mas estava impedido.
Flaco López comemora gol do Palmeiras contra o Bahia — Foto: Cesar Greco
E foi neste momento que o Palmeiras resiliente e que acredita até o fim apareceu. Vanderlan e Flaco López saíram do banco para mudarem o rumo da equipe dentro do jogo. Aos 44 minutos, o lateral recebeu na esquerda, ergueu a cabeça e cruzou para dentro da área. Flaco ganhou da marcação e cabeceou firme para ver a bola bater no travessão e cair caprichosamente a centímetros da linha.
Os três pontos vieram de forma dramática, mas que mostraram um Palmeiras que quer ser tricampeão, mesmo com todos os problemas do ano e a falta de organização em muitas ocasiões.
O sonho segue vivo, e as quatro rodadas que restam reservam mais momentos como o da última quarta-feira.
« Voltar