Compartilhe

Análise: Botafogo cresce com Savarino no meio, e carimba 1ª vitória no Brasileiro

Por Globo Esporte    Domingo, 6 de Abril de 2025


Botafogo conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro neste sábado, ao superar o Juventude por 2 a 0 no estádio Nilton Santos. Em uma partida influenciada pela mudança de posicionamento de Savarino no segundo tempo, Igor Jesus desencantou e Mateo Ponte finalizou com maestria uma bela jogada coletiva para dar números finais ao placar.

"Botafogo tem um norte, e a tendência é melhorar", analisa Pedro Dep | A Voz da Torcida

"Botafogo tem um norte, e a tendência é melhorar", analisa Pedro Dep | A Voz da Torcida

A principal mudança na escalação foi a opção de Paiva por Cuiabano no lugar de Alex Telles pela lateral esquerdo. Savarino, ausente na derrota para a Universidad de Chile devido a dores na coxa esquerda, retornou ao time inicial.

O Botafogo foi a campo com: John; Vitinho, Jair, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas e Patrick de Paula; Savarino, Artur e Igor Jesus.

Ainda lento nas transições e com problemas de posicionamento no meio-campo, o Botafogo demorou a se encontrar em meio à pressão do Juventude sobre a saída de bola alvinegra. Barboza, com dois minutos, levou o primeiro cartão amarelo do jogo por falta sobre Gabriel Tallari neste contexto.

 

Igor Jesus comemora gol do Botafogo contra o Juventude — Foto: André Durão

Igor Jesus comemora gol do Botafogo contra o Juventude — Foto: André Durão

O clube carioca recorreu bastante à postura ofensiva dos laterais Vitinho e Cuiabano, mas nem sempre os cruzamentos tiveram um destino certo.

Quando o Botafogo conseguiu encaixar uma jogada trabalhada, aos 23 minutos, veio o alívio: Artur tentou lance individual na área, voltou com Marlon Freitas, cruzou e deu assistência para Igor Jesus cabecear no fundo das redes de Marcão.

Ao abrir o placar sobre o Juventude, o camisa 99 deu fim a um jejum de dez jogos sem gols do ataque titular do Botafogo. O primeiro jogo com gols do ataque principal, e até então único, havia sido o clássico contra o Fluminense, em 29 de janeiro. Savarino e o próprio Igor Jesus marcaram na partida do Carioca.

O venezuelano acabou sendo um personagem central do jogo - não pela chance clara perdida nos acréscimos do primeiro tempo, mas pela postura que o time assumiu a partir de uma mudança em seu posicionamento.

 

Savarino em Botafogo x Juventude, no Brasileirão — Foto: Vitor Silva/BFR

Savarino em Botafogo x Juventude, no Brasileirão — Foto: Vitor Silva/BFR

Patrick de Paula viveu uma noite de erros de passe em demasia, e Paiva optou por sacar o volante - que definiu como "estático" contra o Juventude - e promover a entrada de Santiago Rodríguez. A partir deste cenário, Savarino deixou a ponta, permitindo que Artur viesse para o lado direito e o uruguaio ocupasse a esquerda. Vitinho também deu lugar a Ponte.

Com Savarino fazendo jus ao 10 nas costas e atuando como meia, o Botafogo cresceu rapidamente de rendimento: mais seguro, com mais opções de passes na criação, dando alternativas a um Marlon Freitas que já vinha em uma boa noite.

O Juventude tentou apertar o ritmo, mas também deu espaços que permitiram uma das jogadas mais bonitas da partida, quando John iniciou e tocou para Jair. Depois, a bola passou pelo pé de Marlon Freitas, Gregore, Ponte e Savarino.

Cuiabano recebeu, deu mais uma mostra da ofensividade dos laterais alvinegros e cruzou rasteiro para Ponte, que pisou na área e não desperdiçou a chance de fazer o segundo do Botafogo. Foi a cereja do bolo para o uruguaio, que "não protestou, não fez cara feia e sempre se colocou à disposição" em meio à disputa na lateral direita, nas palavras de Renato Paiva.

 

Santi Rodríguez e Mateo Ponte em Botafogo x Juventude, no Brasileirão — Foto: Vitor Silva/BFR

Santi Rodríguez e Mateo Ponte em Botafogo x Juventude, no Brasileirão — Foto: Vitor Silva/BFR

Artur, outro nome digno de nota na noite no Nilton Santos, carimbou o travessão e ainda perdeu outra grande chance naquela que foi uma de suas melhores - se não a melhor - atuação pelo Botafogo até aqui. Igor Jesus chegou a balançar as redes novamente, mas o lance foi anulado por impedimento de Ponte no início da jogada.

A atuação no segundo tempo leva o torcedor a crer que há, sim, espaço para uma temporada bem mais tranquila do que se projetava nos primeiros jogos de 2025. Não só pela oxigenação oriunda das mudanças, mas também pelo potencial apresentado pelo quarteto com Savarino de meia, Artur, Santi Rodríguez e Igor Jesus - este parece ser, até aqui, o mapa da mina do meio para a frente no Botafogo.

Na terça-feira, o Botafogo volta ao estádio Nilton Santos, mas pela Conmebol Libertadores: o clube carioca recebe o Carabobo, da Venezuela, em duelo válido pela segunda rodada do grupo A do torneio. A bola rola às 19h (horário de Brasília).

« Voltar

DECISÃO

Flamengo convoca votação para aprovar as contas de 2024

DECIDIDO

Vasco anuncia acordo para mandar clássicos e mais oito jogos no Maraca

Veja também...

LIBERTADORES

Botafogo recebe o Carabobo em busca da primeira vitória na Liberta

DECISÃO

Flamengo convoca votação para aprovar as contas de 2024

DECIDIDO

Vasco anuncia acordo para mandar clássicos e mais oito jogos no Maraca