Por Globo Esporte Sexta-Feira, 7 de Fevereiro de 2025
Vice-líder do Campeonato Carioca, o Flamengo volta a campo neste sábado e tem pela frente o clássico Fla-Flu, às 16h30 (de Brasília) no Maracanã. Jogo que será uma revanche para Filipe Luís contra o Fluminense, único time que conseguiu derrotar o treinador sensação do futebol brasileiro neste seu início de carreira.
Filipe Luís durante Flamengo x Sampaio Corrêa — Foto: Alexandre Durão
Contando o amistoso contra o São Paulo nos Estados Unidos, Filipe Luís soma 20 jogos no comando do Flamengo, com um alto aproveitamento de 75%. Comparado aos outros treinadores rubro-negros na última década, o desempenho atual só fica atrás dos incríveis 81,6% que teve Jorge Jesus no fim de sua passagem pela Gávea.
Até o momento, Fili, como é chamado carinhosamente pelos jogadores, acumula 13 vitórias, seis empates e uma única derrota, sofrida no dia 17 de outubro do ano passado, na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Era apenas a terceira partida do treinador, e o Flamengo perdeu grandes chances de marcar no primeiro tempo (veja no vídeo abaixo).
Rossi ainda defendeu um pênalti cobrado por Ganso, mas na etapa final o Fluminense de Mano Menezes venceu por 2 a 0, com gols de Arias e Lima. Resultado que foi muito importante para o Tricolor conseguir escapar do rebaixamento para a Série B, enquanto por outro lado tirou as esperanças do Rubro-Negro de brigar pelo título brasileiro (se tivesse vencido, ficaria a seis pontos do líder Botafogo e ainda com um jogo a menos).
O Flamengo encerrará a preparação para o clássico em treino na manhã desta sexta-feira no Ninho do Urubu. Na última quinta, De la Cruz e Michael voltaram a treinar em campo normalmente e não preocupam após um desgaste muscular. E Varela retorna ao Rio nesta tarde após ter sido liberado para acompanhar o velório de sua mãe no Uruguai. O lateral-direito não chegará a tempo de participar da última atividade, e será avaliado para a lista de relacionados para o Fla-Flu.
— Sei como o Mano joga e depois vou decidir o plano de jogo em função do Fluminense. As peças vou decidir perto do jogo, e vocês vão saber uma hora antes — disse Filipe Luís em entrevista coletiva após a goleada sobre a Portuguesa.
Sem desfalques novos para o clássico, exceto Pedro e Viña que ainda se recuperam de graves lesões sofridas no ano passado, Filipe Luís tem à disposição a força máxima que vem usando neste início de temporada. O treinador se quiser pode repetir a escalação que amassou o Botafogo na Supercopa do Brasil domingo passado, mas tem Arrascaeta e Luiz Araújo pedindo passagem e Danilo como opção após uma boa estreia como titular na última quarta-feira.