Compartilhe

Veja do que Botafogo, Fluminense e Vasco precisam para avançar no Carioca

Por Globo Esporte    Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2025


O Campeonato Carioca chega à última rodada da Taça Guanabara com quase todas as disputas em aberto. A principal delas é pelas últimas duas vagas para a semifinal e envolve BotafogoFluminense e Vasco.

Flamengo e Volta Redonda estão garantidos nas duas primeiras colocações. Com isso, restam a terceira e quarta posições em disputa com sete times tendo chances de se classificar. Além dos grandes, Maricá, Sampaio Corrêa, Nova Iguaçu e Madureira sonham com a vaga.

 

Taça do Campeonato Carioca de 2025 — Foto: Ronald Lincoln

Taça do Campeonato Carioca de 2025 — Foto: Ronald Lincoln

Madureira é o único time que depende apenas de si mesmo para carimbar a classificação. Para isso, basta uma vitória simples sobre o Nova Iguaçu no domingo, às 16h, no Laranjão.

Vasco e Fluminense têm uma relação de interdependência pela vaga. Empatados em pontos e em saldo de gols, eles precisam vencer e que o rival não supere no critério de desempate.

Os vascaínos têm leve vantagem por terem mais gols pró, por isso ocupam a quarta colocação de momento. Sendo assim, qualquer vitória pelo mesmo saldo que o rival garante a vaga. O Tricolor precisa vencer por um gol a mais do que coirmão para seguir vivo. Os dois podem passar juntos se vencerem os respectivos jogos e o Madureira, não.

Dos grandes, o Botafogo é quem tem a situação mais complicada. Se quiser voltar à semifinal, precisa bater o Vasco em São Januário e que Fluminense ou Madureira não vençam os respectivos jogos. O clássico acontece entre as duas partidas da Recopa Sul-Americana contra o Racing. A equipe alvinegra volta da Argentina na madrugada de quinta para sexta.

Sampaio Corrêa e Nova Iguaçu precisam de tropeços de Vasco e Fluminense, que têm que empatar ou perder, e ainda têm uma disputa entre particular pelo desempate pela quarta vaga. A equipe de Saquarema tem dois gols de saldo e quatro gols a mais que a da Baixada.

Quem tem a situação mais difícil é o Maricá. Matematicamente ainda é possível, mas é necessária uma combinação improvável de resultados. O time precisa vencer o Flamengo no Maracanã, torcer para que Vasco e Botafogo empatem, que Nova Iguaçu, Sampaio Corrêa e Fluminense não vençam.

 

Taça em aberto

 

Flamengo e Volta Redonda vivem a tranquilidade de ter vaga garantida na semifinal, mas ainda há o que disputar na última rodada: a Taça Guanabara. As duas equipes estão empatadas com 20 pontos, com vantagem de 12 gols de saldo para o Rubro-Negro.

Como na prática é impossível o Voltaço reverter a diferença no desempate, uma vitória garante o título e a vantagem nas semifinais para os flamenguistas. O campeão da Guanabara enfrenta o quarto colocado com a vantagem do empate para se classificar e tem direito ao mando de campo do segundo jogo de uma eventual final.

Cebolinha comemora gol em Flamengo x Vasco — Foto: Gilvan de Souza/CRF

Cebolinha comemora gol em Flamengo x Vasco — Foto: Gilvan de Souza/CRF

Para ser campeã, a equipe do interior do Rio precisa vencer o Boavista em Saquarema e torcer para o rival direto não derrotar o Maricá. O segundo colocado também garante vantagem do empate nas semifinais, em que enfrenta o time que terminar em terceiro.

 

Veja as partidas da última rodada da Taça Guanabara

 

Sábado (22):

 

  • Flamengo x Maricá - 16h30 - Maracanã
  • Boavista x Vota Redonda - 16h30 - Bacaxá
  • Sampaio Corrêa x Portuguesa - 18h45 - Lourivaldão

 

Domingo (23):

 

  • Vasco x Botafogo - 16h - São Januário
  • Fluminense x Bangu - 16h - Maracanã
  • Nova Iguaçu x Madureira - 16h - Laranjão
« Voltar

TRIUNFANTE

Esporte de Patos comemora sucesso em campanha no Paraibano

PARAIBANO 2025

Esporte de Patos goleia Picuiense e se garante na elite do Paraibano

Veja também...

ECONOMIA

Entenda crise que fez disparar preço do ovo no Brasil

OPINIÃO

Gleisi Hoffmann rebate Bolsonaro e afirma que ex-presidente tenta se fazer de vítima

INVESTIGAÇÃO

Moraes libera acesso público a vídeos e áudios de delação de Mauro Cid