Compartilhe

Como acerto com Renato Paiva encerrou a busca do Botafogo por técnico

Por Globo Esporte    Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025


Uma conversa de menos de duas horas na tarde de quinta-feira encerrou a busca de 55 dias do Botafogo por um treinador. O dono da SAF alvinegra, John Textor, chegou ao Rio na quarta, convidou Renato Paiva para uma reunião na quinta e o escolheu para ser o novo comandante da equipe.

A origem do acordo com o português - oficializado no começo da madrugada desta sexta após a derrota para o Racing na Recopa Sul-Americana - ocorreu em janeiro, quando o nome do comandante foi oferecido a Textor por um intermediário.

 

 

Textor diz que planejamento do Botafogo em 2025 está adiantado na comparação com 2024

O norte-americano guardou o nome do português, mas preferiu se concentrar em outras opções. Entre os profissionais que conversaram com o dono da SAF, estiveram André Jardine, Tite, Roberto Mancini, Vasco Matos e Hernán Crespo, entre outros. Mas nenhum deles acertou por diferentes razões.

Com a carência de alternativas no mercado, o técnico que passou pelo Bahia voltou ao circuito e acertou, principalmente por mostrar na reunião ideias que se encaixam com as de Textor.

Na quarta, mesmo dia em que o norte-americano chegou a conversar com Crespo, um empresário entrou em contato com Alessandro Brito, diretor de gestão esportiva do Botafogo e braço direito de Textor, e citou a possibilidade de acerto com Paiva. Houve uma conversa entre as partes, e o retorno foi positivo. Textor, então, marcou uma reunião cara a cara com Paiva.

O encontro ocorreu na quinta-feira por volta das 17h, enquanto o elenco fazia a preleção para a final. A reunião acabou antes das 19h, com Renato Paiva tendo contrato encaminhado com o Botafogo.

Renato Paiva é o novo técnico do Botafogo — Foto: Manuel Velasquez/Getty Images

Renato Paiva é o novo técnico do Botafogo — Foto: Manuel Velasquez/Getty Images

Textor gostou, principalmente, da forma como Renato Paiva pensa futebol. O modelo de jogo baseado em construções ofensivas bate com aquilo que o norte-americano quer ver no clube. Outro ponto positivo é a experiência do português na base do Benfica, frequentemente elogiada pelo norte-americano.

- O "Botafogo way" que queremos é inteligente, técnico e rápido. Eu falei com vários treinadores que queriam vir pelo dinheiro, pela fama, queriam treinar um campeão. Eu precisava achar alguém que estivesse pronto para treinar e jogar do nosso jeito - afirmou Textor após o jogo contra o Racing.

 

Botafogo anuncia o treinador Renato Paiva

Renato Paiva não precisou de um intérprete para participar da reunião, já que é fluente em inglês. Ele também fala espanhol, e Textor acredita que a facilidade com idiomas ajudará o treinador na relação diária com os jogadores.

Durante a ida de Textor para o Nilton Santos na quinta à noite, em uma van ao lado de um segurança particular, ele recebeu o "ok" de Paiva sobre as questões contratuais. Assim, pediu ao português que fosse para o Nilton Santos. Os dois assistiram ao jogo juntos em um camarote, e o treinador será apresentado às 13h desta sexta.

Renato Paiva assinou contrato até dezembro de 2026. O último trabalho do português foi no Toluca, do México. Antes, passou por Bahia, León, Independiente del Valle e Benfica B.

« Voltar

APOSTAS

Bruno Henrique, do Flamengo, pode ser banido?

NEGOCIAÇÃO

Entenda por que o Corinthians mudou a rota e fez de Tite seu plano A

Veja também...

CAUSAS

Derrame é a provável causa de morte do papa Francisco, diz imprensa italiana

LUTO

João decreta luto oficial de sete dias na Paraíba pela morte do Papa Francisco

LUTO

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco