Compartilhe

Mais de 100 ciclistas de Patos participam do 4º Pedal de Brejinho-PE

Por Célio Martinez - A Fonte    Segunda-Feira, 31 de Março de 2025


No último domingo, 23 de março de 2025, a cidade de Brejinho-PE foi palco da 4ª edição do Pedal promovido pela Prefeitura, em comemoração aos 61 anos de Emancipação Política do Município, celebrado em 22 de fevereiro. O pedal, idealizado na gestão do prefeito Gilsomar Bento da Costa, reuniu esse ano mais de 600 ciclistas oriundos de diversas cidades de estados como Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e outros, consolidando-se como um dos principais encontros do ciclismo nordestino.

“A primeira edição aconteceu em 2022, quando conseguimos reunir cerca de 200 ciclistas; a segunda edição, quase 380 participantes; na terceira edição 460 inscritos e, agora, na quarta edição, 608 inscritos”, informou a Secretária de Administração do município e uma das idealizadoras do evento, Jacimone Delfino, acreditando que esse número deve aumentar exponencialmente em 2026. “O evento tem ainda um viés social, pois não cobramos pelas inscrições, mas pedimos aos inscritos que no ato da inscrição doem dois quilos de alimentos e dois quilos de ração animal, posteriormente distribuídos às famílias carentes, e a ração, doada aos cuidadores de animais em situação de rua”, acrescentou.

 

Ciclismo turístico

A atividade esportiva/turística em Brejinho vem atraindo, a cada ano, adeptos de todas as idades e categorias e o município tem se consolidando como um dos roteiros mais participativos da Região. Somente da cidade de Patos-PB foram 87 inscrições, mas estima-se que a participação dos ciclistas patoense ultrapassou o número de 100, considerando que muitos que estiveram presentes e completaram o circuito, não se inscreveram. “Até agora, em todas as edições Patos registra o maior número de inscrições e a gente comemora, pois o ciclista patoense é diferenciado pela alegria que nos contagia”, aponta Jocimone.

 Circuito rural

O trajeto planejado pelos organizadores, que proporciona aos participantes um percurso desafiador e ao mesmo tempo encantador, esse ano foi de 35 quilômetros e percorreu trilhas e estradas vicinais da zona rural, passando por belas paisagens naturais, incluindo serras e montes característicos da região.

Durante o percurso, produtos regionais foram oferecidos nos dois pontos de apoio instalados ao longo do trajeto, que garantiram hidratação e alimentação dos ciclistas. Entre as iguarias servidas, destacaram-se o tradicional doce de leite, bolos caseiros, pé de moleque, sucos naturais e frutas dos pomares da zona rural. Antes da largada, os participantes já haviam desfrutado de um café da manhã reforçado, e ao final, um almoço especial foi servido para todos.

 Após o almoço, os organizadores realizaram sorteios de brindes, incluindo duas bicicletas, que foram sorteadas pelo prefeito Gilsomar Bento da Costa. Diante dos participantes, ele celebrou o sucesso do pedal, agradeceu a todos pela presença e reforçou o compromisso da gestão em aprimorar cada edição do evento. "Nosso objetivo é fortalecer ainda mais esse evento, tornando-o uma referência no cenário esportivo do Nordeste e atraindo um número crescente de ciclistas a cada ano", declarou o gestor.

Economia

Além de fomentar o esporte e a qualidade de vida, de acordo com a secretária de administração, o evento provoca um impacto significativo na economia local. “Quando um grupo de ciclista participa de nosso evento, ele volta outras vezes para conferir de perto a fauna, a flora e a culinária típica da nossa Região”, revelou Jacimone.

Saldo positivo

Com mais de 608 inscritos nesta edição, o Pedal de Berjinho-PE segue como um evento que vai além da prática esportiva, destacando-se também como um importante impulsionador do turismo e da economia local.

« Voltar

NEGOCIAÇÃO

CBF tem conversas discretas por Jesus; multa cai quase 50% em maio

LIBERTADORES

Flamengo não joga bem, mas bate o Táchira na estreia na Liberta

Veja também...

NA PARAÍBA

Após 20 dias, transformador de 250 toneladas chega a parque eólico em Nova Palmeira

NO SERTÃO

TCE intima ex-prefeito de Coremas para explicar possíveis irregularidades em Pregão Eletrônico

DECIDIDO

'Os interesses do país à frente de qualquer interesse pessoal, afirma Hugo sobre PEC da Anistia