Por Globo Esporte Segunda-Feira, 13 de Janeiro de 2025
O Flamengo abriu negociação por Jorginho, volante do Arsenal. O jogador de 33 anos tem contrato com o clube inglês até junho de 2025, e o Rubro-Negro tenta a contratação sem custos.
As conversas estão em andamento. O Flamengo ouviu os números e agora analisa para fazer uma proposta pelo jogador. A ideia, já passada ao meio-campista, é um contrato de três anos.
Jorginho está livre para assinar um pré-contrato, mas o Flamengo quer o jogador para agora. A contratação só irá acontecer se o volante conseguir a liberação do Arsenal. Caso contrário, o Rubro-Negro não pretende esperar para tê-lo somente no meio do ano.
O clube conta com a boa relação de Jorginho com o Arsenal para a liberação sem custos. Em conversas passadas, o clube inglês já havia sinalizado que se chegasse uma proposta boa para o jogador, poderia liberá-lo - até para economizar meses de salário.
Um dos líderes do elenco comandado por Arteta, o volante disputou 18 partidas na temporadas atual (10 como titular) e vê com bons olhos a possibilidade de atuar pela primeira vez como profissional no Brasil.
O Flamengo trabalha para convencer Jorginho da importância que teria no novo projeto rubro-negro sob a gestão Bap e José Boto. Filipe Luis já conversou com o jogador para reafirmar a relevância que terá no time atual. Houve, inclusive, uma videoconferência entre o técnico, o jogador e o diretor de futebol.
Nascido em Imbituba, Santa Catarina, Jorginho tem a carreira toda desenvolvida na Europa. Revelado pelo Hellas Verona, da Itália, se destacou no Napoli até chegar ao Chelsea, onde viveu seu melhor momento. Naturalizado italiano, foi campeão da Liga dos Campeões pelo clube inglês e da Euro pela Itália em 2021.
No mesmo ano, foi eleito o melhor jogador da temporada pela UEFA e ficou em terceiro na votação para Bola de Ouro.
Flamengo abre negociação para contratar Jorginho, do Arsenal — Foto: Reuters
A busca do Flamengo por um volante se dá principalmente porque Pulgar não deve continuar no time em 2026. O chileno é um dos jogadores mais importantes do time, porém, está em sua última temporada de contrato e não há otimismo para sua renovação.
O provável último ano de Pulgar no Flamengo faz a diretoria monitorar o mercado atrás de uma reposição à altura. Entre os reservas, Allan não se firmou no clube e deve continuar sem espaço, enquanto Evertton Araújo, de 21 anos, é considerado promissor, mas há uma cautela para não queimar etapas com o jovem.